Por ocasião das comemorações dos 30 anos do Programa de Pós Graduação em Saúde Mental, no evento ’11o Ciclo de Estudos em Saúde Mental’, após apresentação de vídeo sobre a História do programa, foi realizada homenagem ao Prof Dr Antonio Waldo Zuardi por todo seu legado.
Foi lembrado que em 1991, o professor foi um dos docentes fundadores do PPG-SM, hoje com a nota máxima (7) da CAPES. Este professor produziu ao longo da carreira 232 artigos científicos, com 18.290 citações, índice h de 69, tendo 4 patentes concedidas, sendo hoje listado como um dos 100.000 pesquisadores mais influentes do mundo pela revista PlosOne.
Orientou 31 alunos (16 Doutorado; 10 Mestrado; 3 Pos-Doutorado; 3 iniciação Científica), sendo que 12 de seus ex-orientados são professores, destes 4 são professores titulares.
Além de toda esta produção, foi lembrado que os seus estudos pioneiros com o canabidiol (CBD) levaram ao desenvolvimento de vários medicamentos hoje utilizados por milhões de pacientes no mundo todo. ‘A produção do Professor Zuardi está em sintonia com sua generosidade e humanismo’, comentou o Prof José Alexandre Crippa.
‘É impossível não se sentir bem ao lado do Zuardi, quem o conhece sabe que o seu legado transcende os seus artigos e formação de recursos humanos’, acrescentou o Prof Jaime Hallak, Chefe do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento e ex-aluno.
O grupo da FMRP-USP é o líder mundial na produção com o CBD, sendo que os trabalhos realizados sobre o canabidiol contaram com colaborações de cientistas do Brasil e do mundo todo. Convidado do evento, o Jair Mari Professor Titular da UNIFESP destacou: ‘A carreira do Professor Zuardi é um modelo e exemplo para os jovens que aspiram ser pesquisadores de sucesso’.
Os trabalhos liderados pelo grupo do Professor Zuardi na FMRP-USP favoreceram a parceria com o setor produtivo da indústria Prati-Donaduzzi, que levou à construção do Centro de Pesquisa em Canabinóides – já em funcionamento e a ser inaugurado em Dezembro/2021.
Apesar de se aposentar da FMRP, o professor continua colaborando em diversos importantes estudos em andamento e seu legado continuará para sempre.
Por: Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da FMRP