O Professor Emérito Eduardo Moacyr Krieger da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP foi o homenageado do Simpósio ANM: homenagem aos acadêmicos nonagenários da Academia Nacional de Medicina (ANM) realizado na última quinta-feira, dia 14 de outubro. O agraciamento é voltado para expoentes da medicina e da ciência brasileira.
O professor tem como principal linha de pesquisa os modelos de hipertensão experimental e os mecanismos de regulação da pressão arterial, principalmente os mecanismos neurogênicos. Durante a carreira, descreveu um método de desnervação sinoaórtica, no rato, que é empregado universalmente, e seus estudos sobre a adaptação dos pressorreceptores na hipertensão e na hipotensão são amplamente conhecidos.
Além disso, foi pioneiro na utilização do rato como modelo para estudos de regulação da pressão arterial no sono e no exercício, bem como no registro da atividade simpática, em condições fisiológicas.
Após a aposentadoria na FMRP em 1985, o professor trabalhou em hipertensão no Instituto do Coração (INCOR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dirigindo uma equipe multidisciplinar de pesquisa até 2010. Também coordenou um Programa de Cardiologia Translacional do InCor, foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da FAPESP.
Sobre o evento
A abertura do evento contou com Rubens Belfort Jr, presidente da ANM; Protásio Lemos da Luz da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Luiz Davidovich, presidente da ABC; Maria Helena Carvalho da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH); Abílio Afonso Baeta Neves da ABC.
Além disso, o professor Helio Cesar Salgado da FMRP e membro da ABC apresentou as principais contribuições científicas do professor Krieger. O simpósio ainda contou com a apresentação de membros do Instituto do Coração (INCOR), da Faculdade de Medicina (FMUSP), ABC World Health Summit (WHS) de Berlim.