No último domingo, dia 26 de setembro, faleceu o professor Gutemberg de Melo Rocha da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP aos 82 anos. O docente aposentado se formou em Medicina em 1964 pela Unidade e realizou mestrado e doutorado nos anos de 1975 e 1979 na USP. Além de estágio em Medicina da Família e Atenção Básica pela University of British Columbia em 1999.
Ele tinha como principal linha de pesquisa os modelos experimentais em doenças parasitários, tendo publicado 57 artigos completos em periódicos, 2 livros, 18 capítulos de livros e 90 trabalhos em anais de eventos.
A comunidade de alunos e ex-alunos da FMRP reconhece no professor Gutemberg um marco na história da Unidade, pois ele sempre valorizou as atividades de graduação com discussões longas e prazerosas ao lado dos pacientes, partilhando a enorme experiência clínica. O reconhecimento fica registrado com o Prêmio Gutemberg de Melo Rocha às atividades de destaque na Graduação, conferido pelo Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL) da FMRP desde 2004.
Durante a carreira, foi chefe do Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da FMRP entre 2006 e 2008, presidente do Conselho de Representantes do Centro de Atenção Primária e Saúde da Família da FMRP entre 2006 e 2009; membro fundador da Sociedade Paulista de Parasitologia; professor sênior junto ao Departamento de Medicina Social da FMRP entre 2013 e 2016; e ouvidor do Campus da USP de Ribeirão Preto.
A dedicação com o atendimento gratuito a pacientes em Ribeirão Preto foi registrada em 2013 pelo programa Globo Repórter da TV Globo (clique aqui para assistir). “Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem é conhecer o homem que tem a doença. É importante conhecer o que existe em torno da vida do doente”, revelou na entrevista.