O Instituto Serrapilheira lançou na quarta-feira, 1º de setembro, a 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira com o objetivo de financiar cientistas que buscam excelência em suas pesquisas, fazendo perguntas fundamentais, com o risco e o sonho de oferecer grandes contribuições às suas áreas de atuação.
Serão selecionados até 10 cientistas que desenvolvem pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática. Os projetos escolhidos receberão dotações entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de extensão.
Estimulamos os jovens cientistas a pensarem no Serrapilheira como uma instituição disposta a apoiar projetos que envolvam estratégias de risco, desde que muito bem fundamentados cientificamente.
A ciência de qualidade precisa de tempo e liberdade para ser desenvolvida. Hoje começamos a colher os frutos dos primeiros grants de longo prazo que oferecemos e observamos avanços em áreas importantes como informação quântica, ecologia e neurociências. Em meio a um cenário pouco favorável para a pesquisa, temos ainda mais certeza de que esse investimento não pode parar.
O edital já está disponível no site e as inscrições vão de 26 de outubro a 26 de novembro.