You are currently viewing Grupo de formação científica para estudantes da USP tem novas vagas em Ribeirão Preto
Marcos Santos/USP Imagens

Grupo de formação científica para estudantes da USP tem novas vagas em Ribeirão Preto

Estudantes de todas as unidades de ensino da USP Ribeirão Preto podem participar do Grupo de Estudos e Divulgação Científica, ProDeFa Jr, que é voltado para a formação científica de universitários e para a divulgação da ciência para a comunidade.

Os participantes terão encontros on-line, às quartas-feiras, das 12h30 às 13h40, pela plataforma do Google Meet por causa do distanciamento social. A primeira reunião com o novo grupo será dia 8 de setembro.

Entre as temáticas abordadas pelo grupo estão as etapas para a construção de um projeto de pesquisa, estudo sobre métodos e delineamentos, leitura crítica de artigos, elaboração de resumos para eventos científicos, discussão sobre os temas de pesquisa e divulgação de ciência à comunidade.

São disponibilizadas 30 vagas, com possibilidade de aumento deste número, dependendo da demanda. Para participar, os estudantes da USP Ribeirão Preto interessados devem se inscrever até 6 de setembro neste link.

Sobre o ProDeFa Jr

Criado em outubro de 2020, o ProDeFa Jr. nasceu do objetivo de aproximar os estudantes de graduação da USP de Ribeirão Preto do universo de pesquisas científicas. A idealização tem origem no ProDeFa que é o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Desenvolvimento Humano e Relações Familiares em Contextos de Saúde e Adoecimento.

Os membros já realizaram 44 encontros com a participação e integração de alunos de diferentes unidades do Campus Ribeirão Preto dos cursos de Ciências Biomédicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Nutrição e Metabolismo, Psicologia, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Neste ano, o projeto já foi apresentado durante o Encontro virtual de grupos e projetos de divulgação científica do Campus Ribeirão Preto da USP promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Além disso, deu fruto à submissão de dois resumos para o 6º Congresso de Graduação da USP realizado pela Pró-Reitoria de Graduação.

Os trabalhos abordam o ProDeFa Jr. como ferramenta extracurricular para aprendizagem e divulgação científica e a contribuição da atividade complementar para o ensino de graduação de acordo com a opinião dos estudantes sobre a participação no grupo.

“Na percepção dos alunos, o projeto tem trazido contribuições para a formação como pesquisador e como profissional, pela variabilidade de conteúdos e oportunidades de interação com estudos, colegas e com a produção de posts para a comunidade”, conta Patricia Leila dos Santos, coordenadora do ProDeFa Jr. e professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

A professora ainda revela que eles identificam o aprimoramento de competências para busca autônoma de conhecimento, trabalho em equipe, liderança, além de propiciar contato com outras áreas do conhecimento, diferentes temas de pesquisa e aumento na confiança para falar em público.

O ProDeFa Jr. é coordenado pela professora Patricia Leila dos Santos, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com o apoio de uma bolsista do PUB, Júlia Caparelli Strafacci, que é aluna do curso de Terapia Ocupacional; e as pós-graduandas em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, Eduarda Souza Dilleggi e Corina Milagro Mosqueira Taipe.

Mais informações: prodefa@usp.br