No momento, você está visualizando Ministério da Saúde abre chamada para estudos sobre atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde
Foto de Porapak Apichodilok no Pexels

Ministério da Saúde abre chamada para estudos sobre atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde

Projetos podem ser submetidos até 03 de setembro

 Está aberta até 3 de setembro a chamada pública para projetos de estudos de Revisões Sistemáticas, Revisões de Escopo e Sínteses de evidências para políticas com foco nas áreas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde. A chamada é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O objetivo da parceria é apoiar estudos para políticas de atenção domiciliar, saúde do adolescente e inquéritos de saúde, a partir da promoção do uso sistemático e transparente de evidências científicas. Esses estudos podem servir de base para criação, a expansão e o aperfeiçoamento de políticas de saúde e a tomada de decisão qualificada pelos gestores do SUS.

A Diretora do Decit, Alessandra Siqueira, ressalta a importância desses estudos para o avanço dos serviços do SUS: “para sermos o agente transformador do SUS, temos que nos debruçar em temas importantes que vão desde atenção domiciliar, saúde do adolescente até discutir como são feitas as pesquisas populacionais no país. Que a tomada de decisão na gestão em saúde seja informada pela melhor evidência científica para atingirmos o nosso foco de trazer melhorias da saúde da população brasileira”.

Veja as linhas temáticas de cada eixo:

EIXO I: ATENÇÃO DOMICILIAR

Linha Temática I: Revisão sistemática sobre efetividade da atenção domiciliar na rotatividade de leitos hospitalares.

Linha Temática II: Revisão de escopo sobre modelos de serviços e custos da atenção domiciliar.

Linha Temática III: Revisão sistemática sobre o custo-efetividade da atenção domiciliar.

Linha Temática IV: Revisão sistemática sobre a efetividade da atenção domiciliar para usuários com necessidade de reabilitação intensiva.

Linha Temática V: Revisão de escopo sobre modelos de apoio ao cuidador domiciliar.

EIXO II: PLANEJAMENTO DE INQUÉRITOS DE SAÚDE

Linha Temática VI: Revisão de escopo sobre inquéritos de base populacional que realizam coleta de material biológico.

Linha Temática VII: Revisão de escopo sobre metodologias de pesquisas populacionais referente a epidemiologia dos transtornos mentais e de comportamento, de abuso de substâncias e violências.

EIXO III: SAÚDE DO ADOLESCENTE

Linha Temática VIII: Revisão Sistemática sobre a efetividade e características dos programas de educação em saúde sexual abrangentes em comportamentos de adolescentes.

Linha Temática IX: Revisão de escopo sobre características de programas de inteligência emocional com foco na prevenção do suicídio entre adolescentes.

Linha Temática X: Revisão sistemática sobre efetividade das estratégias de postergação do início da atividade sexual de adolescentes na prevenção da gravidez.

Todas as propostas de estudos  no âmbito dessa chamada devem seguir as metodologias propostas nos documentos:

– Orientações da Colaboração Cochrane para a elaboração de revisões sistemáticas: JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.2; The Cochrane Collaboration, 2021. Disponível em: www.training.cochrane.org/handbook.

– Orientações do Intituto JBI para a elaboração de revisões de escopo: Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews. In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis, JBI, 2020. Disponível em: https://synthesismanual.jbi.global ; https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12

Os projetos podem ser submetidos até 3 de setembro, na Plataforma Carlos Chagas. A íntegra da Chamada pode ser acessado em: http://memoria2.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=10262

Para esclarecimentos de dúvidas e informações, entrar em contato pelo e-mail atendimento@cnpq.br e cobio@cnpq.br, ou pelo telefone (61) 3211-4000.