You are currently viewing 19/8 – Palestra: Biobanking 4.0: Aspectos Gerais da Implantação e Adoção do Biobanco Hemocentro RP

19/8 – Palestra: Biobanking 4.0: Aspectos Gerais da Implantação e Adoção do Biobanco Hemocentro RP

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promove o 5º Seminário Online no dia 19 de agosto, às 14h, no canal do YouTube da TV Hemocentro RP. O encontro, que será ministrado pelo Dr. Rodrigo Alexandre Panepucci, terá como tema “Biobanking 4.0: Aspectos Gerais da Implantação e Adoção do Biobanco Hemocentro RP”.

Para acompanhar e interagir basta acessar o link: https://www.youtube.com/hemocentroribeirao. Não é necessário realizar inscrição prévia. Será emitido certificado aos participantes no dia do evento.
Os Biobancos têm um papel central para o avanço sistemático da pesquisa clínica e translacional. Recentemente, a Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) aprovou a constituição do “Biobanco Hemocentro RP” junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e assegurou recursos oriundos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) para o estabelecimento de sua infraestrutura.
No seminário serão apresentadas as soluções técnicas e informáticas que permitirão a automação dos procedimentos envolvidos em toda a cadeia de processamento e armazenamento de espécimes clínicos e de seus materiais biológicos derivativos, incluindo: fracionamento, extração de biomoléculas, controle qualitativo e quantitativo, aliquotagem e criopreservação. Em especial, será destacada a integração entre os equipamentos e os softwares de gerenciamento de dados, que garantirá a rastreabilidade e a acessibilidade aos materiais, dados associados às amostras e dados clínicos do paciente/doador de origem.
Também serão abordados os usos potenciais da infraestrutura de automação do Biobanco para a realização de experimentos em larga escala, os princípios ético/legais, bem como o fluxo logístico para a incorporação da infraestrutura na rotina dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.
O palestrante é pesquisador do Hemocentro RP e do CTC-USP. Tem experiência na área de bioquímica e imunologia, com ênfase em biologia molecular e celular. Desenvolve estudos de expressão gênica em larga-escala (Microarray) e de High Content Screening voltados para o entendimento da biologia de células-tronco adultas (hematopoéticas e mesenquimais), células-tronco pluripotentes, neoplasias sólidas e do sangue (leucemias e linfomas), diferenciação de linfócitos T e Treg.
Clique aqui e adicione a agenda de Seminários Online do CTC para não perder nossos eventos.
Por: Eduardo Loria Vidal