You are currently viewing Alunos da USP participam de atendimento da saúde da mulher em Ribeirão Preto

Alunos da USP participam de atendimento da saúde da mulher em Ribeirão Preto

Além de coleta de citologia e exame de mama, grupo realizou ações de educação em saúde nas áreas de psicologia, nutrição e fisioterapia

 Mais de 30 mulheres receberam atendimento ginecológico, multiprofissional e educação em saúde feito por estudantes e professores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e funcionários da equipe local de saúde da Prefeitura de Ribeirão Preto. A ação, realizada no dia 24 de julho, é resultado de uma parceria entre Projeto Veredas, Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, ambos da FMRP, e do Programa Aprender na Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Além dos atendimentos em ginecologia com coleta de citologia do colo do útero e exame de mama em mulheres de 25 a 64 anos, o grupo realizou atividades de educação em saúde de forma multidisciplinar. Entre elas estão as ações de fisioterapia com orientações sobre assoalho pélvico e incontinências urinária e fecal, além de treinamento da musculatura pélvica.

Já na área da nutrição, foram realizados atendimentos individuais sobre educação alimentar e nutricional para a promoção da alimentação saudável e o controle de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, as mulheres atendidas que apresentam necessidade de direcionamento na área da psicologia foram encaminhadas para diálogo com os psicoterapeutas de apoio presentes na ação.

“A ação delineada para um foco específico favoreceu a comunicação entre as pacientes, visando deixá-las mais à vontade para se expressar e solucionar as dúvidas que apresentem a respeito de sua saúde. Ainda, temos como objetivo atender o indivíduo em seu aspecto biopsicossocial, não médico-centrado, sendo necessários profissionais distintos que também atuem em aspectos importantes da Saúde da Mulher, somando-se às ações de educação em saúde, que visam a prevenção e promoção de agravos, de modo a evidenciar a importância de atitudes do indivíduo sobre a própria saúde”, completa a aluna da FMRP e voluntária do projeto Veredas, Bárbara Vercesi.

Mais informações: projetoveredas@fmrp.usp.br