You are currently viewing PRG – Convite – PRG002 – Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas

PRG – Convite – PRG002 – Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas

A disciplina PRG0002 (Tópicos de Pesquisa nas Ciências Contemporâneas) objetiva primordialmente oferecer ao estudante de graduação uma visão panorâmica e interdisciplinar das ciências contemporâneas, por meio de uma série de tópicos de pesquisas científicas em diferentes áreas. O conteúdo é composto por duas partes: uma Teórica e uma Prática. Na Parte Teórica, os temas são abordados através de videoaulas por docentes especialistas da Universidade. Na Parte Prática, os alunos devem produzir um texto de divulgação científica de sua livre escolha, tendo como público alvo vestibulandos e alunos recém-ingressados. Para tanto, os estudantes recebem orientações (manual e discussão com tutor) de como produzir um texto de divulgação científica e uma orientação de linguagem (videoaulas de Leitura e Produção de Textos). Os textos de divulgação científica produzidos pelos estudantes são compartilhados (de forma anônima) entre os colegas, que deverão atuar em um sistema de revisão da forma, conteúdo, estilo, uso da língua portuguesa, seguindo um guia de avaliação e acompanhados pelo tutor da sua turma. Os tutores são alunos de pós-graduação.

O que se solicita neste momento é a colaboração dos presidentes das Comissões de Graduação, membros do CoG, para que divulguem este convite aos seus colegas de unidade. Como estamos temporariamente em regime de atividades não-presencias, não podemos contar com a equipe de mídias do PRG para gravar e editar as videoaulas. Porém, o docente pode oferecer uma palestra (gravada por ele mesmo) com cerca de 40 minutos de duração. Todas as videoaulas têm como atividade um questionário de múltipla escolha (correção automática pelo Moodle). Se o docente puder, solicita-se ainda um questionário com 10 questões de múltipla escolha relativas à sua palestra. Nesse questionário o docente deverá indicar a alternativa correta. Como o Moodle altera aleatoriamente a ordem das alternativas cada vez que a questão  é aberta, o docente deve evitar alternativa do tipo “todas as anteriores”.

As palestras e os respectivos questionários devem ser enviados ao, ou compartilhados com o, coordenador da disciplina, Prof. Enos Picazzio <epicazzio@usp.br> . que estará à disposição para esclarecimentos de dúvidas.

Por: PRG