O acesso eficiente ao registro da ciência – para autores e leitores – é essencial para a ciência e a sociedade. Entretanto, até que ponto os sistemas contemporâneos de publicação científica e acadêmica atendem às necessidades dos pesquisadores, do público e dos desafios da própria ciência?
Relatório intitulado Abrindo o registro da ciência: fazendo um trabalho de publicação acadêmica para a ciência na era digital (em inglês Opening the record of science: making scholarly publishing work for science in the digital era) do International Science Council (ISC) examina o panorama atual da publicação acadêmica, explora as tendências futuras e propõe sete princípios para a publicação científica e acadêmica [1].
Dirigido à comunidade científica e suas instituições, o Relatório busca estabelecer uma visão compartilhada dos princípios e prioridades do sistema de publicação científica. Ele propõe uma série de princípios normativos que devem fundamentar o funcionamento da publicação científica e acadêmica; descreve o panorama editorial atual e sua trajetória de evolução; analisa em que medida os princípios são observados na prática; e identifica questões problemáticas que precisam ser abordadas na realização desses princípios.
Confira a matéria completa e mantenha-se atualizado(a):
https://www.aguia.usp.br/
Por: Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica