O Núcleo de Assessoria Jurídico Popular de Ribeirão Preto (NAJURP), composto por alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP apresentar um projeto interdisciplinar que envolve a partilha de conhecimentos que podem vir a ser de seu interesse.
O Direito Achado na Comunidade (DAC), trata-se de um projeto em que o NAJURP atua juntamente a comunidades do município de Ribeirão Preto, promovendo o compartilhamento de conhecimentos que aprendemos através da faculdade e que são de interesse dessas comunidades.
Visa o DAC, dessa forma, não somente um auxílio na formação dos membros das comunidades quanto a determinados assuntos, mas também uma aproximação do NAJURP como entidade voltada a assessoria com a população que é foco de sua atuação.
Para tanto, o curso de formação oferecido pelo DAC, que será realizado via WhatsApp por motivos de melhor acesso da comunidade a rede, abordará temáticas para além do Direito, objetivando assim contemplar as demandas da comunidade quanto a abordagem de assuntos relacionados a área da saúde.
Portanto, para melhor atender as comunidades, o NAJURP tem buscado alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudióloga, Nutrição e Psicologia, que possam vir a se interessar em compartilhar conhecimentos de suas áreas nas formações do DAC.
O curso, que será direcionado no momento às Comunidades Analândia e Nova União, contará com 5 aulas de formações, sendo 2 delas com temas voltadas ao “Direito à Saúde” e 1 com tema voltado aos “Direitos da Mulher”, onde serão os assuntos trabalhos através da multidisciplinaridade entre o Direito e os demais cursos supracitados.
Caso seja do seu interesse participar, estamos abertos para novos membros integrantes do projeto que ainda segue com o planejamento das aulas em formação, podendo você contribuir para os assuntos que achar importante serem abordados, conforme a demanda da comunidade que iremos trabalhar.
Apenas ressaltamos que, aos alunos do curso de Psicologia, requisitamos que os interessados estejam cursando a partir do 4 ano, por questões de maior experiência na área de tratamento saúde mental que virá a ser abordada no curso.
Havendo muitas inscrições, será analisado por ordem de inscrição como primeiro critério de seleção, e em seguida a afinidade do aluno interessado com o assuntos que serão abordados nas formações do projeto.