Projeto oferece informações sobre desenvolvimento de docentes da área da saúde

Vídeos sobre aprimoramento da prática de professores serão promovidos pelo Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto e estarão disponíveis para toda comunidade no YouTube

A pandemia da covid-19 provocou mudanças em diversas profissões, como é o caso dos professores que se reinventaram para garantir a continuidade da educação durante o fechamento das instituições de ensino. Com o objetivo de levar informações para docentes de todo país, o Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP criou o projeto “CDDE vai ao YouTube”.

“A decisão de tornar público todo o material produzido pelo centro está em consonância com a missão da faculdade em comunicar-se com a sociedade disseminando novos conhecimentos e, ainda, atende ao desejo do Centro em contribuir com a propagação de materiais baseados em produções acadêmicas atuais e respeitadas mundialmente na área de educação nas profissões da saúde”, conta o professor Valdes Roberto Bollela da FMRP e coordenador do Centro.

O projeto se desenvolverá por meio de publicações semanais no YouTube alternando conteúdos gravados e lives. Estão programados vídeos curtos (drops) com temáticas abordadas no Módulo Básico de Desenvolvimento Docente da FMRP-USP, que é um curso do CDDE sobre melhorias no processo de ensino e aprendizagem na graduação na área da saúde. A cada quinze dias, acontecerão lives de cerca de uma hora de duração com membros do Centro ou convidados contando suas experiências, com a oportunidade aos presentes no chat ao vivo de enviarem seus comentários e dúvidas.

Para o professor Bollela, o principal desafio do projeto é traduzir conhecimento acadêmico em uma linguagem acessível para todos. “Os vídeos que serão produzidos terão a preocupação em passar o conhecimento em curto tempo e com termos acessíveis. Além de buscar estratégias para despertar a curiosidade das pessoas e estimular o consumo total dos conteúdos”, afirma.

A programação completa pode ser encontrada neste link e os interessados poderão se inscrever no canal para receber as notificações das publicações neste link.

Aprimoramento da prática docente

O CDDE, que tem como objetivo a promoção de capacitações para o aprimoramento dos professores da faculdade, realizou diversas ações sobre educação remota emergencial para os docentes da unidade.

Entre as iniciativas está o treinamento para o uso da plataforma Moodle e-Disciplinas da USP e para os recursos do pacote G Suite do Google. Outro destaque da atuação da CDDE durante a pandemia é a criação do diálogo para acolhimento das dificuldades dos professores com abertura para auxílio na solução dos desafios de forma rápida e fácil.

“Os treinamentos abordaram tanto aspectos voltados ao uso da tecnologia quando os princípios pedagógicos essenciais que devem ser seguidos pelos professores para traduzir o que faziam nas suas aulas presenciais, antes da pandemia da Covid-19, em um novo modelo online sem prejudicar a efetividade da aprendizagem”, completa o professor.

Mais informações: cdde@fmrp.usp.br