USP promove encontro buscando soluções de longo prazo e não assistencialistas para uma das mais graves consequências da pandemia de covid-19
A Universidade de São Paulo (USP) promove, no dia 12 de maio, quarta, das 9h às 12h, o simpósio Políticas Públicas para o Combate à Fome. O encontro é gratuito, online e aberto a todos os interessados, com emissão de atestado para os previamente inscritos que registrarem sua participação durante a transmissão.
Uma das várias consequências sociais da pandemia de covid-19, a fome volta a impactar o Brasil com força. Estima-se que o problema já atinja pelo menos 19 milhões de pessoas e que 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar. Com a crescente migração de pessoas da classe C para as classes D e E, o cenário tende a se agravar ainda mais. Por isso, ações assistenciais são emergenciais e imediatas, mas é necessário também que se estabeleçam políticas públicas efetivas para atacar o problema e impedir seu crescimento.
O evento, que é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), reunirá pesquisadores atuantes no assunto para troca de experiências e apresentação de projetos que podem contribuir para ações efetivas e duradouras. A proposta é que todos os participantes possam conhecer diversas iniciativas em curso nas áreas da Saúde Pública, Agricultura Sustentável, Engenharia de Alimentos, do Ambiente e nas Ciências Sociais e assim promover um debate público sobre as graves consequências da desnutrição e da fome.
A iniciativa vem ao encontro da responsabilidade da USP na busca por melhorias da qualidade de vida, da saúde e alimentação saudável para toda a população e se une à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente ao Objetivo 2: Fome – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.
Mais informações, programação completa e formulário de inscrição estão disponíveis no site: extensao.usp.br/
Serviço:
Simpósio USP: Políticas Públicas para o Combate à Fome
Quando | 12 de maio de 2021, quarta, das 9h às 13h
Onde | extensao.usp.br/combateafome
Quanto | Gratuito
Mais informações | proacult@usp.br
As inscrições prévias não são obrigatórias, mas necessárias para obtenção do atestado de participação.
Programação e convidados:
9h – Abertura
Apresentação cultural Coralusp
Vahan Agopyan – Reitor
Antonio Carlos Hernandes – Vice-reitor
Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado – Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária
Edmund Chada Baracat – Pró-Reitor de Graduação
Carlos Gilberto Carlotti Júnior – Pró-Reitor de Pós-Graduação
Sylvio Roberto Accioly Canuto – Pró-Reitor de Pesquisa
Ary Plonski – Presidente do IEA
Margarida Maria Krohling Kunsch – Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora do simpósio
9h30 às 11h – Produtividade agrícola, segurança alimentar, desnutrição e políticas públicas de inclusão social
Maria Elisa de Paula Eduardo Garavello
Professora Sênior da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da USP. Seus estudos têm como foco as comunidades tradicionais ou locais como quilombolas, ribeirinhos, assentados e sociedades indígenas, com ênfase na segurança e soberania alimentar, sustentabilidade e autonomia; políticas públicas e desenvolvimento e segurança hídrica.
Tereza Campello
Economista e professora visitante da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. É, também, a primeira titular da Cátedra Josué de Castro sobre Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da FSP. Possui ampla experiência com programas de combate à fome e à pobreza, tendo sido Ministra do Desenvolvimento Social por seis anos entre 2011 e 2016.
Maria Sylvia Macchione Saes
Professora Titular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da USP – CORS – Center for Organization Studies. Coordena o projeto de pesquisa “Cadeias produtivas com base na biodiversidade para geração de emprego e renda nos estados do Amazonas e São Paulo” e integra o projeto “Identidade contemporânea do alimento industrializado e dilemas de crescimento de cadeias de valor: o caso dos alimentos orgânicos”.
Mediador e debatedor: Eduardo Cesar Leão Marques
Professor Titular do Departamento de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Diretor do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp), onde também coordena o projeto “Governança em grandes metrópoles em perspectiva comparativa”.
11h15 às 13h: O grito da fome: alternativas para uma alimentação sustentável e proposição de políticas públicas
Thais Mauad
Professora Associada no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Coordenadora do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP que estuda impactos gerados pela agricultura urbana e periurbana, além de promover parcerias e a disseminação do conceito de agricultura urbana.
Maria de los Angeles Gasalla
Professora Doutora no Instituto Oceanográfico (IO) da USP e pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Tem experiência na área de Ciências Pesqueiras e Oceanografia, com ênfase em Sistemas Sócio-Ecológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Pesqueiros; Dimensão Humana da Pesca; Economia Pesqueira; Mudanças Climáticas; Comunidades Costeiras; Indicadores Quantitativos; Modelagem de Ecossistemas e Estoques Pesqueiros; Dinâmica de Populações; Oceanografia Pesqueira; Biodiversidade; e Governança dos Oceanos. Atualmente, é membro do grupo de especialistas em pesca da IUCN (Comissão de Manejo de Ecossistemas) e participa de diversas forças-tarefas ligadas à ONU, assim como de iniciativas locais e internacionais.
Reinaldo Pacheco da Costa
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (EP) da USP. Coordenador do Programa Incubadora USP de Cooperativas Populares (ITCP) da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.
Mediadora e debatedora: Elisabete Maria Macedo Viegas
Diretora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP. Tem experiência na área de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, com ênfase em Piscicultura, atuando nos temas de nutrição e alimentação de peixes de água doce, processamento pós-despesca, conservação de pescado, aproveitamento de resíduos do processamento e métodos de abate/insensibilização em peixes de água doce e marinhos.
13h – Encerramento