A pandemia da covid-19 provocou mudanças significativas nas atividades acadêmicas nas instituições de ensino em todo o mundo, como a chegada das salas virtuais para as aulas. Com o objetivo de apoiar estudantes e professores no processo de adaptação para a educação remota emergencial, o Cendro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP direcionou ações para capacitação dos docentes.
Entre as iniciativas está o treinamento para o uso da plataforma Moodel e-Disciplinas da USP e para os recursos do pacote G Suite do Google. Outro destaque da atuação da CDDE durante a pandemia é a criação do diálogo para acolhimento das dificuldades dos professores com abertura para auxílio na solução dos desafios de forma rápida e fácil.
“Os treinamentos abordaram tanto aspectos voltados ao uso da tecnologia quando os princípios pedagógicos essenciais que devem ser seguidos pelos professores para traduzir o que faziam nas suas aulas presenciais, antes da pandemia da Covid-19, em um novo modelo online sem prejudicar a efetividade da aprendizagem”, conta o professor Valdes Roberto Bollela e coordenador do Centro.
O Conselho Gestor do CDEE, que é formado pelos professores Bollela, Maria Paula Panúncio-Pinto e Luiz Ernesto de Almeida Troncon, desenvolveu o Relatório Anual de Atividades 2020 para apresentar as atividades desenvolvidas, como:
- Módulo Básico de Desenvolvimento Docente para Pós-doutorados da FMRP-USP
- Palestra on-line “Avaliação do estudante e do profissional em formação na área da saúde”
- Encerramento do projeto Lag NBME
- Conferência Internacional de Avaliação do Estudante e do Profissional em Formação na Área da Saúde (Assessment Conference RP)
- Oficinas e assessorias on demand
- Consultorias e participações em eventos
- FMRP-USP: Pacto por um semestre melhor
- Simpósio Revista Medicina RP: Educação Remota em Tempos de Pandemia
Clique aqui ler o Relatório.
Mais informações: cdde@fmrp.usp.br ou (16) 3315-3026