You are currently viewing 1/5 – Encontro: A importância e o contexto da economia solidária na pandemia e no pós-pandemia

1/5 – Encontro: A importância e o contexto da economia solidária na pandemia e no pós-pandemia

Integrantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto – SP e a Co-Labora Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Solidários (ITES – USP) organizam este encontro, com o objetivo de dialogar sobre o contexto nacional da economia solidária, bem como sobre a retomada com maior força das suas pautas a nível municipal.

Diante de cenário de uma imensa crise de saúde e econômica, durante a pandemia o Brasil retornou ao Mapa da Fome, com mais de 100 milhões de pessoas sofrendo com insegurança alimentar, o que torna premente a necessidade de se discutir e implementar estratégias para garantir geração de renda, trabalho e nutrição adequada às famílias. A economia solidária apresenta diversos caminhos alternativos e pode ser uma via fundamental de saída dessa crise. A nível nacional, apesar de nos governos Temer e Bolsonaro não ter sido uma prioridade a manutenção do orçamento e dos programas da economia solidária, tramita ainda hoje na Câmara um Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Economia Solidária e o Sistema Nacional de Economia Solidária. A UNISOL Brasil vem articulando os movimentos nacionais com os representantes políticos para encaminhar sua aprovação de maneira suficiente, para que a economia solidária vire política de estado, independente de governos.
Em Ribeirão Preto – SP, o Projeto de Lei aprovado pela Câmara nº 1341/2016, instituiu a Política Municipal de Fomento à Economia Solidária e criou o Programa Municipal de Economia Solidária, que contém diversos instrumentos, equipamentos e estratégias. Porém, tal lei nunca foi regulamentada e implementada de fato pelo Executivo.

Afinal, como está esse contexto a nível nacional e municipal? E o que os empreendimentos, movimentos, sociedade civil, entidades de apoio e fomento, universidades e incubadoras podem fazer para articular com os governos políticas satisfatórias de fomento à economia solidária?

No Facebook do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto, dia 1 de maio, às 10h – https://www.facebook.com/forumeconomiasolidariarp