You are currently viewing 6/5 – Seminário Online do CTC-USP apresenta os avanços nas pesquisas com assinaturas moleculares proteicas em modelos de câncer

6/5 – Seminário Online do CTC-USP apresenta os avanços nas pesquisas com assinaturas moleculares proteicas em modelos de câncer

O Centro de Terapia Celular (CTC-USP) promove o 3º Seminário Online no dia 06 de maio, às 14h, no canal do YouTube da TV Hemocentro RP. O encontro, que será ministrado pelo Prof. Dr. Vitor Faça, terá como tema: “Descobrimento e Aplicações das assinaturas moleculares proteicas em modelos de câncer”.

Para acompanhar e interagir basta acessar o link: https://www.youtube.com/hemocentroribeirao. Não é necessário realizar inscrição prévia. Será emitido certificado aos participantes no dia do evento.
O proteôma é um sistema multidimensional e altamente dinâmico, no qual cada proteína apresenta várias propriedades interconectadas, que conjuntamente representam o fenótipo de uma célula ou organismo. Com os avanços em espectrometria de massas voltada ao estudo de proteômas, várias medidas de abundância, localização celular, síntese/degradação, modificações pós-traducionais, etc. começam a ser analisadas de maneira integrada, permitindo uma melhor compreensão de processos fisiológicos e celulares.
Além do desenvolvimento de métodos proteômicos multidimensionais modernos para análise de mecanismos celulares complexos, a verificação e estudo de recursos potencialmente relevantes são fundamentais para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para detectar e prevenir a metástase do câncer.
O palestrante é docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pesquisador principal do CTC-USP. Atuou como pesquisador associado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center (EUA), focado em desenvolvimento de estratégias e aplicações da proteômica clínica em diversos tipos de câncer, e como pesquisador visitante na Cornell University (EUA) na área de fosfoproteômica. Atualmente se dedica às aplicações clínicas da proteômica no câncer e na avaliação de alterações proteicas durante o processo de Transição Epitélio-Mesenquimal e progressão tumoral.
Clique aqui e adicione a agenda de Seminários Online do CTC para não perder nossos eventos.
Eduardo Loria Vidal