You are currently viewing Virgínias da Ciência lança episódio com representante da OMS e egressa da FMRP

Virgínias da Ciência lança episódio com representante da OMS e egressa da FMRP

Iniciativa de professoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto busca destacar e entrevistar pesquisadoras brasileiras

Professoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP lançaram, no dia 16 de março, mais um episódio do podcast Virgínias da Ciência. A edição conta com a médica formada pela FMRP e demógrafa Djamilla K. Cabral, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola. A Dra. Djamilla coordena ações da OMS em comunidades atingidas por ciclones, e em países que sofrem as consequências sanitárias do terrorismo e que necessitam de auxílio para o enfrentamento da covid-19.

O projeto nasceu da iniciativa das docentes Rita Tostes, Vânia Bonato, Alline Campos e Katiuchia Sales, que sentiram a necessidade de criar um espaço para que pesquisadoras contem suas histórias profissionais e pessoais. Além disso, o programa tem como objetivos aproximar mais a Universidade da sociedade e estimular o interesse e ingresso de jovens mulheres na ciência.

O nome do programa é uma homenagem à Virginia Woolf, que foi pioneira ao escrever sobre o apartheid de gênero. “No ensaio, Um quarto todo seu, Virginia destaca como os homens experimentavam a liberdade enquanto as mulheres a faziam apenas parcialmente, e sobre como as mulheres possuíam o direito de ter sua vida própria, sua profissão, seu dinheiro, sua casa. Assim, o Virgínias da Ciência cria este espaço, um quarto figurativo para as mulheres cientistas”.

Todos os episódios da primeira temporada e os novos, que serão divulgados a cada quinze dias, podem ser acessados neste link.

Mais informações: contato@virginiasdaciencia.com.br