You are currently viewing Professoras da USP em Ribeirão Preto lançam segunda temporada do podcast Virgínias da Ciências

Professoras da USP em Ribeirão Preto lançam segunda temporada do podcast Virgínias da Ciências

Iniciativa de professoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto busca destacar e entrevistar pesquisadoras brasileiras

Professoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP lançaram, no dia 5 março, a segunda temporada do podcast Virgínias da Ciência. O projeto nasceu da iniciativa das docentes Rita Tostes, Vânia Bonato, Alline Campos e Katiuchia Sales, que sentiram a necessidade de de criar um espaço para que pesquisadoras contem suas histórias profissionais e pessoais. Além disso, o programa tem como objetivos aproximar mais a Universidade da sociedade e estimular o interesse e ingresso de jovens mulheres na ciência.

No primeiro episódio da segunda temporada, a astrofísica Karín Menéndez-Delmestre fala sobre galáxias, buracos negros, matéria escura e muito mais.

O nome do programa é uma homenagem à Virginia Woolf, que foi pioneira ao escrever sobre o apartheid de gênero. “No ensaio, Um quarto todo seu, Virginia destaca como os homens experimentavam a liberdade enquanto as mulheres a faziam apenas parcialmente, e sobre como as mulheres possuíam o direito de ter sua vida própria, sua profissão, seu dinheiro, sua casa. Assim, o Virgínias da Ciência cria este espaço, um quarto figurativo para as mulheres cientistas”.

Todos os episódios da primeira temporada e os novos, que serão divulgados a cada quinze dias, podem ser acessados neste link.

Mais informações: contato@virginiasdaciencia.com.br