Fundado em 2015 por alunos do curso de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o Centro Acadêmico Moura Gonçalves (CAMG) busca disseminar o conhecimento científico nas redes sociais. Entre os conteúdos divulgados estão pesquisas e curiosidades na área das ciências da saúde.
A iniciativa, que foi potencializada na pandemia, busca ainda ressaltar o trabalho de pesquisadores. “Estando sempre atentos às principais datas comemorativas do ano, buscamos trazer referências voltadas para o contexto dos pesquisadores e pesquisadoras. No mês de março, por exemplo, promoveremos uma homenagem a todas as mulheres e cientistas, através de uma série de vídeos de docentes da Unidades, convidadas para contar sua vivência enquanto mães, mulheres e minorias na ciência”, conta a diretoria da CAMG.
Em 2021, o Centro Acadêmico pretende continuar com ações, como participar de eventos promovidos pela FMRP e pela Comissão de Cultura e Extensão, e, através dos representantes discentes, levar demandas aos colegiados e departamentos. “Além disso, temos a Lojinha do CAMG com produtos diversos e personalizados para alunos do curso de Ciências Biomédicas, como o cordão Scientia Vinces ”, contam.
Sobre o Centro Acadêmico Moura Gonçalves
Atualmente, o CAMG possui 14 membros que são alunos do curso de Ciências Biomédicas da FMRP, como: Maria Vitória Gasparini, Matheus Henrique P. da Silva, Isabela Maruyama, Letícia Rossi, Isabela Pavan, Arthur Roque, Camilly Ferreira, Luana Alexandrina, Bruna Ferreira, João Raphael, Carina Pedersoli, Gabrielle Marcelino, Giulia Cancelliero e Maria Luíza Pellicer.
O nome do Centro Acadêmico é uma homenagem ao professor José Moura Gonçalves da FMRP, um dos principais idealizadores do curso de Ciências Biomédicas. Entre as importantes contribuições acadêmicas está o trabalho que envolve o isolamento da crotamina, uma proteína tóxica do veneno das cascavéis que contribuiu consideravelmente na compreensão dos venenos de serpentes. O estudo o indicou ao Prêmio Lafi de Ciências Médicas em 1965.
“O CAMG nasceu após uma série de reuniões com outros Centros Acadêmicos do campus com o objetivo de trocar informações. Os primeiros membros foram responsáveis por gerir um Centro alinhado com as necessidades e com o perfil do curso. Neste sentido, eles escreveram o estatuto e pensaram em ações. Cada gestão e cada membro traz contribuições relevantes que auxiliam no crescimento da entidade, mas é muito importante reconhecer que o trabalho que as primeiras turmas tiveram na criação do CAMG foi essencial para a estruturação do que temos hoje ”, finalizam.
Mais informações: camg.centroacademico@gmail.com, Instagram e Lojinha CAMG.