You are currently viewing Professor é um dos autores de livro sobre educação na atualidade

Professor é um dos autores de livro sobre educação na atualidade

O professor Norberto Garcia-Cairasco da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP é autor do capítulo Rede ciência, arte, educação e sociedade: construindo cidadania além dos muros da universidade do livro Perspectivas de ação no caos: textos e contextos.

“É um relato de uma experiência ínfima de uma série enorme de eventos e atividades que já realizamos através do Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental (LNNE), e que outros tantos realizam, mas que somente poderão acontecer com o impacto desejado, em esquema de mutirão solidário, de redes com espírito de empatia e construção plural e social”, conta.

O capítulo aborda a Neurociência e Arte em práticas nas escolas públicas ETEC Martimiano da Silva e EMEF Prof. José Rodini, localizadas em Ribeirão Preto. “O trabalho prático realizado nestas instituições é consequência da união de diversos atores e de pelo menos 30 anos do Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental da FMRP”, afirma.

Ele também conta a história da neurociência com a população ribeirão-pretana que teve início em 2012 quando a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) constituiu a Semana Nacional do Cérebro (SNC), que é celebrada por uma lei municipal em Ribeirão Preto. A SNC foi inspirada na Brain Awareness Week da Dana Foundation for Brain Initiatives.

“É evidente que há muitas ações locais que buscam está junção, entre elas a Casa da Ciência do Hemocentro e o Jovem Imunologista, ambas da FMRP e, por exemplo, o Bio na Rua ou a Ilha do Conhecimento, ambas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FCLRP) da USP. Mas, em minha opinião sincera e crítica, são muito pequenas ainda em número, diante das necessidades da educação”, defende.

Na introdução do livro a professora Ana Clédina Rodrigues Gomes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) salienta que a obra é organizada em duas partes, sendo que a primeira apresenta algumas faces desse caos. Na segunda parte, o livro busca refletir sobre a humanidade que ainda pode dar certo.

“No cenário da escola pública, temos também o relato de diversas experiências que mostram as inúmeras possibilidades de inserção da ciência nas escolas, a partir do belíssimo projeto Ciência, Arte, Educação e Sociedade, que demonstra o potencial que os laboratórios de pesquisa possuem em relação à sua ação na formação de novas gerações”, revela Ana.

O livro Perspectivas de ação no caos: textos e contextos é organizado por Fabiana Maris Versuti, Rafael Lima Dalle Mulle, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves. Os interessados podem ter acesso ao livro digital neste link.

Trajetória do Professor Garcia-Cairasco

Graduado em Biologia pela Universidade del Valle em Cali na Colômbia, o professor Norberto Garcia-Cairasco realizou o mestrado e doutorado pela FMRP e, depois, contribuiu por três anos no ensino das Neurociências na Facultad de Salud da Universidad Industrial de Santander na Colômbia, onde já foi docente.

Se tornou professor na FMRP aos 34 anos e depois de dois anos iniciou o pós-doutorado no Duke Medical Center na Carolina do Norte no Estados Unidos da América. Além dessas ações, Garcia-Cairasco é tem experiência na área de Fisiologia/Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurobiologia Comportamental, Eletrofisiológica, Celular, Molecular e Computacional das Epilepsias e Comorbidades Neuropsiquiátricas.