You are currently viewing Polo de saúde, USP em Ribeirão Preto transforma desafios da pandemia em conhecimento

Polo de saúde, USP em Ribeirão Preto transforma desafios da pandemia em conhecimento

Os desafios impostos pela chegada da pandemia criaram um cenário contraditório. Como organizar a assistência de um polo de saúde referência para milhões de pessoas? Como adaptar a vida acadêmica de centenas de estudantes com o menor dano possível? E como extrair desta experiência, ao mesmo tempo, um formidável legado científico, das lições deste momento único na história recente da medicina?

Em Ribeirão Preto, a Faculdade de Medicina da USP (FMRP) e seu Hospital das Clínicas (HCFMRP) enfrentaram esse desafio e de forma particular, não havia tempo para adaptação, todas as ações, mesmo as menores, se configuravam emergência. Nas palavras do superintendente do HCFMRP, professor Benedito Carlos Maciel, uma situação de proporções inimagináveis.

Para o atendimento de pacientes, o HCFMRP traçou um plano de contingência que envolveu mais de 40 profissionais, além de transformar suas unidades em um campo propício para o estudo da nova doença, resultado da consciência de profissionais capazes de transformar a realidade a partir do conhecimento.

Clique aqui para ler a matéria completa de Rose Talamone do Jornal da USP.