You are currently viewing Alunos do primeiro e terceiro ano: entenda a importância da participação no “Projeto Longitudinal FMRP”

Alunos do primeiro e terceiro ano: entenda a importância da participação no “Projeto Longitudinal FMRP”

Estudantes do primeiro e terceiro ano da graduação de 2020 de todos os cursos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP são convidados para participação do Acompanhamento longitudinal de características psicossociais e de aprendizagem dos estudantes da FMRP. A iniciativa é realizada há 5 anos pela Comissão de Graduação (CG) e pelo Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP), ambos da FMRP.

Com o preenchimento de um questionário, os alunos poderão auxiliar na construção de uma base de dados dos estudantes que favoreçam o entendimento sobre como aspectos sociodemográficos e psicológicos afetam o desenvolvimento ao longo da formação da graduação. Os dados têm o objetivo de identificar momentos de dificuldades dos estudantes de cada curso, organizar ações institucionais e estruturar apoio aos estudantes.

A participação, que é voluntária e on-line por causa da pandemia, conta com o preenchimento de questionário de cerca uma hora de duração com seis vertentes:

 

  • Sociodemográfico: sobre aspectos sociais, econômicos e demográficos;
  • Escala de ajustamento social: sobre ajustamento nos relacionamentos com outras pessoas na esfera acadêmica, familiar e de lazer;
  • Escala de motivação acadêmica: sobre a motivação para frequentar a Universidade;
  • Escala de empatia: sobre a autopercepção do estudante com aspectos que envolve a sua relação com o paciente;
  • Inventário de personalidade: sobre os traços da personalidade do estudante;
  • Índice de estilos de aprendizagem: sobre modo como de aprendizagem dos conteúdos acadêmicos.

Os alunos dos primeiros e terceiros anos de 2020 receberão o link para resposta via red Cap entre os dias 8 e 9 de fevereiro.

O projeto é coordenado pelos professores Aline Epiphanio Wolf; Jayter Silva de Pala; Victor Evangelista de Faria Ferraz, coordenador do CAEP; Miguel Hyppolito, presidente da CG; todos da FMRP.

Mais informações: (16) 3315-3195 ou caep@fmrp.usp.br