You are currently viewing Professora da FMRP é presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP Ribeirão

Professora da FMRP é presidente do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária da USP Ribeirão

Criado em 2005 para promover o desenvolvimento de ações culturais e de extensão universitária interunidades no campus USP – Ribeirão Preto, o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária (GrACEx) tem nova gestão para 2021 e 2022 com a professora Maria Paula Panúncio Pinto da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e Lorena Rigo Gaspar Cordeiro da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da USP.

Um dos principais desafios e objetivos da nova gestão é a integração das unidades com cursos de graduação na área da saúde – FMRP, FCFRP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Faculdade de Odontologia (FORP), Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP); com as interfaces das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP); todos da USP.

“Estamos cada vez mais aprendendo a ter atitudes interdisciplinares e reconhecendo a importância da interdisciplinaridade, de unir áreas do conhecimento para conduzir a vida no cotidiano”, afirma a professora Maria Paula. O trabalho reunirá os presidentes da Comissão de Cultura e extensão de cada unidade, além representantes da área de Cultura da Prefeitura do Campus da USP-RP e da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Outro objetivo é aumentar a visibilidade dos serviços culturais para a comunidade. “A cultura foi uma das áreas mais afetadas durante a pandemia, porque se constrói no coletivo e as pessoas precisam estar juntas para, por exemplo, ver uma obra de arte em um museu ou ver uma peça de teatro. Precisamos de um olhar especial para a cultura”, completa.

Sobre o GrACEx

O GrACEx foi criado pelo Conselho de Cultura e Extensão da USP na Resolução CoCEx no. 5174, em 2005, e tem o objetivo promover o desenvolvimento de ações culturais e de extensão universitária interunidades no campus de Ribeirão Preto.

“O sentimento de amizade que nos uniu fez com que todas as tarefas fossem realizadas com muito prazer e alegria. Essa alegria esteve presente, também, nas viagens que fazíamos à São Paulo, para participar do CoCEx. Algumas dessas amizades perduram quatro anos depois de eu deixar o Grupo”, conta a professora sênior Maria de Lourdes Veronese Rodrigues da FMRP.

Entre as atividades já desenvolvidas estão: Feiras A USP e as Profissões – Capital e Interior; Semanas de Arte e Cultura; Exposição Água; 1o Simpósio Aprender com Cultura e Extensão; Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa; Comemorações dos 75 anos da USP; e Simpósio de Cultura e Extensão Universitária em Comemoração aos 60 anos da FMRP.

“Várias destas, assim como outras atividades, contaram com a presença do Coral Madrigal Revivis, da USP em Ribeirão Preto e de outros grupos regidos pelo Maestro Sérgio Alberto de Oliveira, um dos representantes da Prefeitura do Campus no GrACEx”, relembra a professora Maria de Lourdes.

Mais informações: gracex.rp@usp.br