You are currently viewing USP em Ribeirão Preto busca voluntárias para estudo sobre sobrepeso
Foto de Pixabay no Pexels

USP em Ribeirão Preto busca voluntárias para estudo sobre sobrepeso

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias para estudo sobre como o uso da ocitocina, que é um hormônio produzido no cérebro, pode auxiliar na perda de peso.

Para participar, é preciso ser mulher, estar em idade fértil (não estar no período de pré ou pós menopausa), ter mais de 18 anos, não ter doenças físicas graves ou mentais, não estar grávida ou lactante e estar com sobrepeso ou obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 25.

As voluntárias devem passar por uma entrevista diagnóstica e depois deverão comparecer ao Laboratório de Psicofarmacologia do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) para aferição das medidas nutricionais, coleta de sangue e preenchimento de tarefas e questionários. Além disso, a participante receberá instruções para usar a ocitocina e deverá retornar quinzenalmente ao HCFMRP para nova avaliação de medidas.

Coordenado pela professora Flávia de Lima Osório, o estudo faz parte da iniciação científica de Larissa Alves de Lima e integra o projeto de pesquisa sobe a associação entre ocitocina e o Transtorno da Personalidade Borderline da doutoranda Brisa Burgos.

Mais informações: (16) 98119-0611.

Calcule o IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso do paciente pela altura elevada ao quadrado.