You are currently viewing Reposição das aulas práticas conta com proatividade e empenho de toda comunidade acadêmica da FMRP

Reposição das aulas práticas conta com proatividade e empenho de toda comunidade acadêmica da FMRP

Alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Ciências Biológicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP retornaram às atividades práticas no dia 4 de janeiro. Entre os cuidados para a reposição das aulas estão as orientações para aumentar a segurança dos estudantes, docentes, equipe técnica administrativa, segurança e limpeza.  Além disso, a Comissão de Graduação (CG) fez a entrega das máscaras N95 aos estudantes antes de iniciarem as atividades no Laboratório Multidisciplinar (LMD) da Unidade. “A participação dos funcionários do LMD que apoiaram nesta reposição foi fundamental, pois eles conseguiram trabalhar com um número mínimo para evitar aglomerações”, revela o professor Miguel Angelo Hyppolito, presidente da CG.

Entre os destaques citados pelo professor estão a proatividade dos docentes; o compromisso dos funcionários administrativos, da CG, e das Comissões Coordenadoras dos Cursos, além do engajamento dos estudantes, que conseguiram ter aproveitamento adequado mesmo com os conteúdos condensados devido ao momento de pandemia. “Também agradeço o apoio da Direção que manteve toda sua atenção e esforços às necessidades da graduação para manter um ensino de qualidade, mas com toda segurança que o momento tem exigido, prezando para formar médicos e outros profissionais da saúde bem preparados às necessidades da população brasileira”, afirma. Ainda de acordo com o professor, a Pró-Reitoria de Graduação também foi decisiva por flexibilizar o ensino e criar mecanismos de apoio aos cursos e aos estudantes, sempre focada na manutenção de um ensino de qualidade.

Para os próximos dias, a expectativa é que tenha uma redução no número de alunos no laboratório e a manutenção de atividades de reposição até março para algumas turmas. Entretanto, a Diretoria e a CG da FMRP estão atentas à evolução dos casos de Covid-19 e à determinação da Reitoria para o Plano USP de Retomada das Atividades para a concretização do cronograma estabelecido. Além disso, uma turma de internos do curso de Medicina inicia atividades práticas nos estágios que acontecem no Complexo HCRP e cenários conveniados da rede básica de saúde no dia 25 de janeiro. Dessa forma, as orientações para aumentar a segurança dos estudantes, pacientes e equipe de saúde são importantes para garantir o compromisso de manter atividades em uma das fases mais importantes da formação médica e para profissionais da área da saúde em geral, que desenvolve e aprimora as habilidades clínicas, éticas e humanísticas.

“A grande lição é que podemos nos adaptar e rever conteúdos e metodologias de ensino, otimizando os recursos humanos e estruturais que a FMRP disponibiliza para a graduação, inserindo o ensino neste novo momento pelo qual o mundo passa, com a oportunidade de modernizar ainda mais o ensino de graduação na FMRP-USP. A pandemia trouxe uma oportunidade única e acelerou o senso de que nossos currículos podem ser revistos, adequados ou reestruturados, ou seja, melhor adaptados às necessidades de modernidade no aprendizado desta nova geração de estudantes”, afirma o professor Miguel.

De acordo com a Diretoria da Unidade, a retomada envolveu criatividade para adoção de novos métodos e o espírito colaborativo entre a comunidade acadêmica.