Professora da FMRP é homenageada em livro sobre visionários dos cuidados paliativos

Com o objetivo de resgatar a história dos cuidados paliativos do Brasil, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) lançou o livro Visionários – As primeiras décadas de Cuidados Paliativos no Brasil pelo olhar dos pioneiros, no formato eBook Kindle. A obra foi escrita pela jornalista Stephanie Piovezan e conta com o perfil de 30 profissionais de diferentes categorias, considerados pioneiros e precursores dos cuidados paliativos no território nacional.

Dentre os profissionais homenageados está a professora Marysia Prado De Carlo, docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O capítulo em sua homenagem conta sua história de vida pessoal e trajetória profissional. Entre os destaques da carreira estão sua participação na implantação e coordenação, durante 4 anos, do serviço de Cuidados Paliativos no Hospital das Clínicas da FMRP-USP (HCFMRP-USP) e suas atividades de pesquisa e ensino de graduação e de pós-graduação sobre cuidados paliativos na USP-Ribeirão.

“Tem gente que acha que quem faz Cuidados Paliativos só fala de morte, mas eu acho que quem faz Cuidados Paliativos fala de vida. Promovemos qualidade de vida enquanto há a vida e, para a família, qualidade de vida também no luto”, revela a professora Marysia.

A obra foi lançada durante o VIII Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos reúne informações obtidas em centenas de e-mails, 55 horas de entrevistas, sites de hospitais e bases de dados e bibliotecas de universidades.

Mais informações sobre como adquirir o livro neste link.