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Campanha sobre direitos humanos da FMRP ganha primeiro lugar em festival de publicidade

CDH

A campanha Formando também melhores seres Humanos: algumas atitudes não são toleráveis #NemUmaVez promovida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ganhou o primeiro lugar na categoria Causas Sociais do FestGraf 2020. O festival, que é um dos mais importantes do interior do Estado de São Paulo, premia trabalhos desenvolvidos para a mídia impressa.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do respeito nas relações interpessoais no ambiente acadêmico, a campanha aborda temáticas, como violência, discriminação contra gênero, racismo, machismo, homofobia e preconceito de classe social.

A campanha enfatiza que atitudes preconceituosas não podem ser toleradas nem uma vez e teve início com a chegada dos calouros em 2020. Ações que promovem a discussão e a criação de um ambiente de apoio a demandas historicamente negligenciadas pela sociedade foi possível com a criação e o fortalecimento da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Unidade, que surgiu em 2016.

“O compromisso da FMRP com a excelência intelectual é uma tradição, dada à notória contribuição da nossa escola à educação superior e ao desenvolvimento da ciência nacional e contribuição internacional. Mas, a pressão por conhecimentos técnicos e científicos, não retira nossa responsabilidade de formar profissionais cidadãos, principalmente na área da saúde, com valores humanísticos”, afirma a professora Margaret de Castro, diretora da FMRP entre de 2016 a 2020.

Para a atual diretoria, composta pelos professores Rui Alberto Ferriani e Jorge Elias Júnior, os valores que contribuem para uma formação humana pautada no respeito e na equidade devem ser mantidos e valorizados. “Para conseguir nossos objetivos, entendemos que a profissionalização de nossa campanha foi um passo importante, agora reconhecido entre os pares de propaganda. A diretoria atual continua com campanhas profissionais, a fim de atingir os seus  objetivos”, afirmam.

As peças publicitárias da campanha foram desenvolvidas pela agência de marketing estratégico 4Buzz.”Entregar um job que responde o briefing de maneira inteligente, criativa, e que gerou um recall super positivo, faz dessa uma campanha tão especial para nós. Somam-se reconhecimentos do cliente, do público-alvo e de uma banca criativa. São muitos motivos para agradecer e comemorar”, afirma Léo Moura Leite, que é sócio e diretor de Criação da agência.

Comissão de Direitos Humanos na Unidade

Criada em agosto de 2016 a partir da preocupação em criar um ambiente plural e de respeito, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da FMRP busca nortear as relações humanas em um ambiente diverso e respeitoso. Além disso, tem como objetivo combater a violência interpessoal, discriminação de gênero, raça, cor, etnia, religião, idade, classe social, orientação sexual e identidade de gênero, entre outras.

“Nosso princípio máximo é o respeito aos direitos humanos com um trabalho pautado na ética do sigilo e da privacidade e no respeito a autonomia dos sujeitos”, afirma a professora Maria Paula Panúncio Pinto, que é presidente da CDH. Neste sentido, os membros acolhem queixas de violações de direitos e orientam o encaminhamento de casos para atendimento na área da saúde ou dos direitos junto à Diretoria e outras instâncias da USP. Outa iniciativa é a participação na Comissão de Recepção dos Calouros com orientações para a política do bom acolhimento aos que sofrem violência.

Além disso, a CDH desenvolve política e ações para preserva os direitos humanos e a boa convivência, apresenta propostas e medidas para evitar atitudes e comportamentos discriminatórios. E está articulada com outras Comissões como a Comissão de Violência Contra Mulheres e Gêneros do Campus (CAV Mulheres USP-RP); o Escritório USP-Mulheres e a Rede Não Cala de Professoras da USP.

Entre em contato pelo e-mail direitoshumanos@fmrp.usp.br para mais informações.