You are currently viewing Aluno da FMRP leva 1º lugar no 16º Encontro Nacional de Inteligência Artificial

Aluno da FMRP leva 1º lugar no 16º Encontro Nacional de Inteligência Artificial

screeshot_sergiobaldo

Conseguir classificar padrões de corrida, principalmente associados à fadiga, pode auxiliar na elaboração de treinos mais eficientes e na prevenção de lesões em esportes de alto rendimento. O tema premiou Sergio Baldo Junior, aluno do curso de Informática Biomédica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com o 1º lugar na classificação de melhores artigos de estudantes de graduação do 16º Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2020).

O evento, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de outubro, contou com fórum para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem as inovações, tendências, experiências e evolução nos campos de Inteligência Artificial e Computacional.

Sergio foi premiado pelo trabalho “Uso de redes neurais artificias para classificar padrões de corrida em esteira ergométrica em esportes de alto desenvolvimento”, que foi financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além do estudante, o artigo tem autoria dos professores Renato Tinós da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) e Paulo Santiago da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), ambos da USP.

Com o objetivo de indicar ao usuário a ocorrência de fadiga durante o treinamento com base nos padrões de corrida, os pesquisadores obtiveram os sinais de força por sensores de carga acoplados à base de uma esteira ergométrica open source de baixo custo. Os resultados experimentais indicam que uma Rede Neural Artificial (RNA) é capaz de classificar com boa acurácia os padrões de corrida.

O artigo também foi tema da coluna Ciência e Saúde produzida pelo professor Paulo, clique neste link para conferir.

Confira o artigo completo neste link.