You are currently viewing Conferência internacional aborda a avaliação do estudante e do profissional em formação na área da saúde na FMRP-USP

Conferência internacional aborda a avaliação do estudante e do profissional em formação na área da saúde na FMRP-USP

ConferenceRPO Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP promoveu, entre os dias 19 e 21 de novembro, a Conferência Internacional de Avaliação do Estudante e do Profissional em Formação na Área da Saúde, a ConferenceRP. O evento, que aconteceu de forma on-line por causa da pandemia, contou com cerca de 330 conferencistas inscritos.

“Foram três dias repletos de oportunidades de aprendizagem e preciosas experiências compartilhadas com alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo. Em nome do CDDE, agradecemos aos participantes, comissão científica e também aos membros da comissão organizadora”, foi a mensagem final do professor Valdes Roberto Bollela do Departamento de Clínica Médica e coordenador do CDDE da FMRP-USP.

Durante o evento, Bollela ministrou a palestra “Consórcio LAG-FMRP-USP 2018-2020: desenvolvimento docente para Avaliação Programática” no painel “Iniciativas em avaliação do estudando nos EUA, Europa e América Latina”. O projeto LAG (Latin America Grants Program) que teve início em 2018 com duração de dois anos e foi concluído com a realização da ConfereceRP.

O National Board of Medical Examiners (NBME) oferece financiamentos para projetos propostos por instituições sediadas em países da América Latina e que sejam organizados no formato de consórcios de múltiplas instituições. O tema dos projetos deve abordam sempre a avaliação do estudante ou de programas educacionais. “Realizamos oficinas em todas as oito instituições participantes que envolveu temáticas, como teste de progresso, critério para boas avaliações, promoção de feedback, entre outros. Foram momentos muito ricos, porque aprendemos, trocamos experiências e compartilhamos ideias”, revela o professor Valdes.

Além da FMRP, o projeto envolveu as instituições: Unicamp, UFSCaR, PUC-SP de Sorocaba, Universidade de Passo Fundo, UFMG, Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a Faculdade de Medicina da USP (SP).

A conferência ainda contou com a palestra dos professores Luiz Ernesto de Almeida Troncon e do Marcos de Carvalho Borges da FMRP; Luiz Fernando Lima Reis do IEP-Hospital Sírio Libanês; Eliana Martorano Amaral da UNICAMP; Pedro Harmamoto da UNESP e Henry de Carvalho Borges da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além dos palestrantes internacionais, John Norcini, que é presidente emérito do FAIMER-USA; Sylvia Heeneman da Universidade Maastricht da Holanda; M. Brownell Anderson da NBME-USA e Melchor Sánchez Mendiola da Universidade Autônoma do México (UNAM).

Dentre as várias atividades da ConfereRP, merecem destaque a realização de quatro oficinas simultâneas sobre as boas práticas na avaliação de habilidades cognitivas, avaliação de desempenho clínico in vitro; avaliação de desempenho nos cenários da prática profissional: feedback; e avaliação de Profissionalismo no Contexto da Formação de Profissionais da Saúde. E também as dez sessões de apresentação oral de trabalhos que contaram com a participação de 78 conferencistas apresentando e debatendo trabalhos sobre avaliação do estudante e profissional em formação, no contexto da área da saúde.