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FMRP recebe vista de avaliadores para acreditação do curso de Medicina

FMRP recebe visita de avaliadores para acreditação do curso de Medicina

FMRP recebe vista de avaliadores para acreditação do curso de Medicina
Visita dos avaliadores na FMRP

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP recebeu avaliadores do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) entre os dias 16 e 18 de novembro. O processo de acreditação do Sistema, que tem como objetivo aprimorar a qualidade da formação médica no país, é vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e à Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) além de ser reconhecido como agência de acreditação oficial no Brasil pela World Federation for Medical Education.

A participação voluntária foi aprovada pela Comissão Coordenadora do Curso de Medicina (COC-Medicina)Comissão de Graduação (CG) e Congregação da Unidade. “Este processo reafirma o compromisso com o exercício profissional na área médica de excelência, formando médicos competentes, éticos e adequados às necessidades de nossa sociedade brasileira”, afirma o professor Miguel Angelo Hyppolito, que é presidente da CG.

O primeiro passo foi o preenchimento online de uma autoavaliação no formato questionário com a apresentação de evidências e análise de documentos que foi realizado pela COC-Medicina e CG da FMRP. Após análise dos dados pela Comissão Avaliadora, o curso foi visitado entre os dias 16 e 18 de novembro por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo que um deles é discente. “O processo envolveu a visita nas nossas instalações e realização de encontros no formato reunião, grupo focal e plenária. Neste momento, os avaliadores validaram a autoavaliação e identificaram as forças e fraquezas do nosso curso”, conta o professor Júlio César Moriguti, que é coordenador da COC-Medicina.

A próxima etapa tem duração estimada de 60 dias e envolve a emissão do parecer final feito pela Comissão de Acreditação do SAEME. A FMRP, por meio de um relatório estruturado com recomendações de aprimoramento, receberá conceitos de suficiente ou insuficiente em cinco dimensões: Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Infraestrutura.

“O processo nos pareceu muito válido e fomos reconhecidos pelas nossas políticas institucionais de valorizar o ensino, tomada ao longo do tempo na Unidade, com a criação, além das Comissões Regimentais (CG e COC), de Centros muito fortes, como o CAEG, CAEP e CDDE, que focam nas atividades de apoio ao ensino de graduação.”, afirma o professor Rui Alberto Ferriani.