A Diretoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP lançou em agosto de 2020 o Pacto “FMRP Unida Por Um Semestre Melhor”. Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, no que tange à reorganização de atividades, muitas delas passando a ser realizadas remotamente para cumprimento das demandas de nossa instituição, toda a comunidade se viu afetada em seu cotidiano de trabalho. As ações do pacto visam fomentar o diálogo, a reflexão e a promoção de ações institucionais que contribuam para que coordenações, docentes, estudantes e funcionários possam exercer suas atividades em clima de apoio mútuo, negociação e definição de necessidades e metas a serem cumpridas.
Para tanto, a primeira ação advinda do Pacto envolveu uma atividade de escuta aos representantes discentes de várias entidades da instituição. Foram elencadas as principais demandas do grupo, e estratégias têm sido definidas buscando atender a estas demandas. Também o Centro de Desenvolvimento Docente tem oferecido vários tipos de suporte aos docentes da instituição.
No que tange ao cuidado relacionado aos servidores técnicos não docentes, a Diretoria da FMRP está comprometida em ampliar ações voltadas à gestão de recursos humanos. Neste sentido, veio propor a criação de um Programa de Satisfação e Bem Estar no Trabalho. Para que este Programa corresponda às necessidades dos servidores da Unidade, a ideia é ouvir representantes dos funcionários, para que em uma ação de construção coletiva sejam melhor definidas as diretrizes, estratégias e metas deste Programa.
Assim, dando continuidade às ações de construção do Programa de Satisfação e Bem Estar no Trabalho, será realizado o II Encontro de Funcionários FMRP no dia 27 de novembro.
No I Encontro, realizado no dia 05 de novembro de 2020, foram convidados funcionários de diversos setores e buscamos uma amostra representativa para iniciar o diálogo, e a compreensão sobre os desafios que funcionários enfrentam em seu cotidiano.
Desta vez, estamos convidando funcionários que ocupam chefias administrativas, e queremos conversar sobre os desafios e possibilidades de quem exerce liderança em seu setor de trabalho: comunicação, relações interpessoais, mediação entre diferentes níveis de hierarquia institucional.
As atividades que visam ampliar o diálogo para a construção do Programa de Satisfação e Bem Estar no Trabalho têm sido desenvolvidas por Grupo de Trabalho criado pela Comissão de Direitos Humanos, que tem mediado os encontros. O GT conta com membros da CDH, e com a colaboração de representantes dos funcionários no CTA e Congregação.
A FMRP trabalha para a construção coletiva de um ambiente de trabalho mais saudável e prazeroso, para todos. Nesse sentido, procura ouvir diferentes grupos de funcionários em uma série de encontros mediados e estruturados para favorecer o diálogo e a identificação de ações necessárias par avançar na construção do Programa.