Atividade será conduzida pela pesquisadora Konstantina Delli, do University Medical Center Groningen, em parceria com a FMRP e a FORP-USP
A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP, por meio da área de Estomatologia, em parceria com a Divisão de Imagens Médicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, realiza, no dia 17/10, uma série de palestras internacionais sobre o papel da ultrassonografia no diagnóstico e manejo da síndrome de Sjögren.
As atividades serão ministradas em inglês pela professora Konstantina Delli, especialista em Medicina Oral e Epidemiologia Clínica no University Medical Center Groningen (UMCG), na Holanda. As palestras serão realizadas na Sala de Reuniões do CCIFM – HCFMRP-USP, no 2º andar, ao lado do Setor de Ultrassonografia, sob coordenação da professora Ana Carolina F. Motta (FORP-USP) e do professor Jorge Elias Junior (FMRP-USP).
No período da manhã, a programação abordará os princípios básicos da técnica ultrassonográfica e sua contribuição no diagnóstico da síndrome de Sjögren, além do uso de sistemas de pontuação ultrassonográfica para avaliação da inflamação glandular. À tarde, a pesquisadora discutirá tópicos avançados em exames de imagem, com foco na diferenciação de doenças semelhantes à síndrome de Sjögren, na avaliação ultrassonográfica de glândulas lacrimais e em injeções guiadas por ultrassom no tratamento da hipersalivação.
O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e é voltado a profissionais e estudantes das áreas da saúde interessados em aprofundar conhecimentos sobre o uso de ultrassonografia em doenças autoimunes.
As inscrições podem ser feitas neste link, e os participantes receberão certificado de participação.
Dr. Fisiologia — Assessoria de Comunicação da FMRP-USP