No momento, você está visualizando Comissão de Gestão Ambiental da USP Ribeirão Preto visita CEA do Instituto Estre
Comissão de Gestão Ambiental realizou visita guiada no Instituto Estre em Guatapará - Foto: Institudo Estre

Comissão de Gestão Ambiental da USP Ribeirão Preto visita CEA do Instituto Estre

Participantes que integram a comissão da FMRP-USP tiveram imersão técnica com educadoras do Centro de Educação Ambiental de Guatapará

Com o objetivo de vivenciar na prática os desafios e soluções da gestão de resíduos sólidos no Brasil, membros da Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP participaram, no dia 18/6, de uma edição da “Imersão Técnica —  Desafios e Soluções na Gestão de Resíduos”, promovida pelo Instituto Estre, no Centro de Educação Ambiental (CEA) Guatapará.

A atividade proporcionou aos participantes uma experiência educativa, reflexiva e conectada à realidade da gestão de resíduos, combinando momentos formativos no CEA com visita guiada ao Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), operado pela Estre Ambiental.

Durante a imersão, foram abordados temas como responsabilidade compartilhada, valorização de materiais, economia circular e, sobretudo, a não geração de resíduos — princípio estruturante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES) e da própria Educação Ambiental.

As educadoras ambientais do instituto conduziram os diálogos e atividades, esclarecendo dúvidas práticas e promovendo reflexões a partir da realidade local e do cotidiano da gestão de resíduos.

“Foi um momento importante para que, além da teoria, os participantes que atuam na mesma causa pudessem ver de perto, por meio de visita guiada, como é o CGR e parte de seu funcionamento”, completa a gestora do CEA Guatapará, Gabriela Castro Alves.

Para o administrador e membro da Comissão de Gestão Ambiental da FMRP, Ruy Sordi Campanini, a visita ao CGR foi uma experiência enriquecedora.

“Fez-me compreender melhor a importância de práticas sustentáveis na gestão de resíduos. É um exemplo de como a tecnologia e a gestão adequada podem transformar um desafio ambiental em uma oportunidade para inovação e sustentabilidade”, destaca.

Sobre o Instituto Estre

Fundado em 2006, o Instituto Estre (IE) de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Interesse Público mantido pela Estre Ambiental com o objetivo de fortalecer a educação ambiental e o diálogo dos desafios socioambientais relacionados aos resíduos sólidos no Brasil, com o engajamento e conscientização da sociedade como um todo.

Atualmente, conta com dois Centros de Educação Ambiental: Guatapará (SP) e Fazenda Rio Grande (PR). Segundo o último relatório do instituto, divulgado em 2024, mais de 24 municípios do interior de São Paulo e da Grande Curitiba estiveram envolvidos nos projetos. Foram mais de 38 mil pessoas mobilizadas em 330 atividades.

Saiba mais na página do Instagram @institutoestre e pelo site institutoestre.org.br.


Com informações da assessoria de imprensa do Instituto Estre.