Cerimônia de posse oficializa as professoras Alessandra Cristina Marcolin como chefe e Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva como vice-chefe
Em cerimônia on-line com a presença de docentes, servidores e representantes institucionais da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia (DGO) deu início a um novo ciclo de gestão. Tomaram posse a professora Alessandra Cristina Marcolin como chefe e a professora Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva como vice-chefe do Departamento.
Conduzido pela vice-diretora da FMRP, professora Marisa Marcia Mussi, o evento foi marcado por falas de reconhecimento à gestão anterior, liderada pelas professoras Carolina Sales Vieira Macedo (ex-chefe do DGO) e Alessandra Cristina Marcolin. A atuação da dupla foi amplamente elogiada por sua condução transparente, comprometida e alinhada aos objetivos institucionais da faculdade. Diversos colegas ressaltaram a dedicação da professora Carolina ao longo de quatro anos, destacando sua postura ética e seu papel fundamental na consolidação das ações do departamento em ensino, pesquisa, extensão e descentralização.
Logo após, foram dadas as boas-vindas à nova liderança do departamento, destacando o compromisso com a continuidade, o fortalecimento institucional e a valorização do trabalho coletivo.
Em seu discurso de posse, Alessandra destacou o simbolismo do momento e a responsabilidade de assumir a chefia do departamento em que iniciou sua trajetória acadêmica. “Estar aqui é mais do que uma conquista pessoal. É a realização de um sonho que começou quando eu ainda era aluna. Assumo esse cargo com responsabilidade, humildade e disposição para o diálogo”, afirmou. A professora também ressaltou a importância da escuta ativa, da valorização das pessoas e da defesa da universidade pública como motor de transformação social.
A nova vice-chefe, Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva, reforçou o compromisso com uma gestão participativa e integrada: “Assumimos com total noção da responsabilidade. Sabemos da importância do nosso departamento no cenário da FMRP e queremos manter o diálogo aberto com todos os colegas”. A docente também agradeceu à parceira de gestão pela confiança e destacou a sintonia entre ambas como base para o trabalho conjunto nos próximos anos.
Durante os pronunciamentos dos demais presentes, foram reiterados o reconhecimento nacional da qualidade do departamento, os avanços na pós-graduação e na descentralização do ensino, além da participação ativa no desenvolvimento do novo currículo da graduação em medicina. A professora Marisa finalizou agradecendo as falas e reforçando o apoio da direção da FMRP à nova liderança.
A nova chefia assume com o desafio de manter a excelência conquistada ao longo dos anos, aprofundar ações de integração e inovação e dar continuidade às políticas de valorização institucional, com foco no cuidado à saúde da mulher e na formação de profissionais comprometidos com a universidade pública e com a sociedade.