Iniciativa integrava projeto ambiental e social, com doações a entidades assistenciais
A Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP participou, no dia 9 de maio, de uma reunião promovida pela Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) para discutir o encerramento da coleta de cartelas de medicamentos vazias. A atividade fazia parte do Projeto Civilidade nas Ruas, voltado à promoção da responsabilidade ambiental com impacto social positivo.
O encerramento da coleta decorre da decisão da indústria parceira em alterar sua cadeia de suprimentos, optando por matérias-primas de menor custo, o que inviabilizou a continuidade do projeto. Durante o período de vigência, a cada tonelada de cartelas arrecadadas, o projeto recebia uma cadeira de banho e, a cada 1,5 tonelada, uma cadeira de rodas, que eram destinadas a instituições assistenciais de Ribeirão Preto.
Com a participação ativa da Cooperagir, da imprensa local e de representantes da sociedade civil, a reunião também discutiu alternativas para que ações semelhantes possam ser retomadas futuramente. A CGA e a AEAARP pretendem buscar apoio político e regulatório para a logística reversa adequada desse tipo de resíduo.
Em menos de um ano, a FMRP arrecadou cerca de 150 kg de cartelas vazias, com a colaboração da comunidade. Com o encerramento do projeto, os pontos de coleta instalados na unidade serão inativados temporariamente. A Comissão agradece o apoio e solicita que novos descartes não sejam realizados até que uma nova solução seja implementada.
Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP-USP