Atividades no calçadão da Praça XV de Novembro em Ribeirão Preto comemoram o Dia Mundial da Voz, celebrado dia 16 de abril
De 14 a 16 de abril, das 8h30 às 17h, alunos, professores e residentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da USP estarão no calçadão da Praça XV de Novembro, no centro da cidade, com a campanha Amigos da Voz, com o objetivo de orientar a população sobre os cuidados necessários para a manutenção da saúde vocal. O evento é gratuito e aberto ao público.
Durante o evento, serão realizadas triagens vocais e os casos com suspeita de alterações de voz e lesões laríngeas serão encaminhados para avaliações otorrinolaringológicas e fonoaudiológicas no Hospital das Clínicas em duas terças-feiras seguintes ao evento.
A campanha é coordenada pelas professoras Aline Epiphanio Wolf e Tatiane Martins Jorge, do Departamento de Ciência da Saúde, e pelo professor Edwin Tamashiro, do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, todos da FMRP.
Segundo os coordenadores, este é um momento único para a população da cidade e região obter orientações sobre a saúde vocal e tirar dúvidas com especialistas. Além disso, a campanha Amigos da Voz também representa uma excelente oportunidade de formação para os estudantes de Fonoaudiologia, que estarão presentes no evento, realizando o contato direto com a população e aprendendo, na prática, sobre a saúde vocal e as diversas condições que podem afetar a voz humana.
Dia Mundial da Voz
A campanha Amigos da Voz é promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado dia 16 de abril, como ação de conscientização que, em 2025, completa 20 anos de história. Esta campanha, que começou no Brasil e se espalhou pelo mundo, destaca a importância da voz na comunicação e na saúde humana.
Com o tema Sua Voz Informa, a edição deste ano da campanha enfatiza o papel fundamental da voz não só como ferramenta de comunicação, mas também como um reflexo crucial da saúde física e emocional de cada indivíduo. De acordo com o coordenador do Departamento de Voz da SBFa, Felipe Moretti, “a voz não é apenas uma ferramenta para transmitir palavras, mas também revela aspectos cruciais sobre nosso estado emocional, saúde e até mesmo nossa profissão”.
Por esse motivo, a voz exige cuidados diários, segundo os professores. A rouquidão persistente, dor ao falar e engolir, e mudanças na qualidade da voz podem ser sinais de sérios problemas de saúde, como o câncer de laringe. “Por isso, a campanha visa a conscientizar as pessoas sobre a importância de buscar ajuda especializada, seja com um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, ao perceber qualquer alteração vocal que dure mais de 15 dias.”
Serviço
Campanha Amigos da Voz – HCFMRP
Onde: Calçadão da Praça XV de Novembro, Ribeirão Preto
Quando: 14 a 16 de abril de 2025, das 8h às 17h
Entrada: Gratuita
Contato: Aline E. Wolf – (16) 98192-3677 – alinewolf@fmrp.usp.br
Texto : Jornal da USP