Metodologia MEET utiliza simulações teatrais para desenvolver habilidades de comunicação e atitudes profissionais no contexto da prática médica
A aplicação de técnicas teatrais no ensino da saúde foi o ponto central da oficina nacional realizada entre os dias 17/3 e 19/3, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O evento marcou a abertura do projeto À pirâmide de Miller e além: capacitação docente para avaliação sistemática do estudante no cenário da prática profissional, coordenado pelas Professoras Elen Almeida Romão e Mariana Kiomy Osako, e teve como destaque a metodologia MEET — Medical Education Empowered by Theater —, que associa recursos das artes cênicas à formação de profissionais da área da saúde.
Ministrada pelas professoras Marcia Strazzacappa e Letícia Frutuoso, da Faculdade de Educação da Unicamp, o MEET promove atividades práticas com foco no desenvolvimento de competências como escuta ativa, empatia, improvisação, comunicação verbal e não verbal, além da capacidade de refletir sobre o próprio desempenho profissional. Durante o encontro, as atividades foram realizadas no Teatro do Campus da USP em Ribeirão Preto e abordaram, por meio de simulações, temas relacionados à comunicação clínica, ao relacionamento com pacientes e às dinâmicas interpessoais nas equipes de saúde.
Durante três sessões, os participantes vivenciaram situações como o primeiro contato com um paciente, a gestão de conflitos em ambientes coletivos e a experiência simbólica de estar na posição de quem adoece. As encenações foram seguidas de discussões em grupo, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre os desafios da comunicação na prática assistencial e fomentar o desenvolvimento da identidade profissional.
A oficina
A oficina reuniu mais de 40 docentes da FMRP, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), instituições parceiras na condução do projeto. A proposta busca aprimorar a avaliação das competências clínicas e do profissionalismo nos cenários reais de prática, por meio de estratégias formativas e integradas à rotina do ensino.
Na abertura do evento, o diretor da FMRP, professor Jorge Elias Jr., ressaltou a importância da parceria entre as instituições e o compromisso da Faculdade com a inovação no ensino. Ele também destacou a inauguração da nova Sala Multifuncional, espaço destinado ao Centro de Desenvolvimento Docente e Educacional (CDDE), que passou a contar com infraestrutura adequada para o fortalecimento da formação pedagógica.
A programação da oficina incluiu ainda exposições e debates conduzidos pelos professores Valdes Bollela, Luiz Ernesto Troncon e Elen Almeida Romão, com foco nos avanços dos métodos de avaliação em saúde, como os Workplace-based Assessments (WBA), o feedback formativo e a estruturação de avaliações programáticas. As professoras Iêda Aleluia (EBMSP) e Andréa Gasparini (UFTM) compartilharam experiências institucionais no ensino e na avaliação da comunicação e das atitudes profissionais.
O projeto À pirâmide de Miller e além é financiado pelo Latin America Grant (LAG), programa da organização norte-americana National Board of Medical Examiners (NBME), que apoia iniciativas voltadas à qualificação da avaliação educacional nas profissões da saúde. A proposta é fundamentada no modelo da pirâmide de Miller, com ênfase nos níveis superiores de avaliação, que envolvem a aplicação prática de conhecimentos e a conduta ética.
Ao final da oficina, os docentes participantes iniciaram o planejamento das próximas etapas do projeto, que envolvem a ampliação das ações formativas, a implementação de instrumentos de avaliação baseados na prática profissional e o acompanhamento do desenvolvimento das competências necessárias ao exercício responsável da medicina e demais áreas da saúde.
Texto: Eduardo Nazaré
Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP-USP