Podem participar estudantes da área da saúde ou humanidades, que estejam regularmente matriculados na USP em Ribeirão Preto
Estão abertas as inscrições, até 28 de fevereiro, para alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e de outras unidades do campus local, interessados em participar do projeto de atividades e extensão Pontes: Atenção e Cuidado à População em Situação de Rua.
O projeto terá duração de três meses, com o principal objetivo de promover atendimento a pessoas em situação de rua e, assim, promover saúde de qualidade, educação e assistência médica. As inscrições podem ser realizadas pelos sistemas Júpiter e Janus.
Origem
O Projeto Pontes foi criado em 2017, como um projeto de extensão desenvolvido por alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e de outras unidades de graduação, e também por residentes terapeutas ocupacionais do Programa de Residência Multiprofissional da USP. Seu objetivo é realizar ações junto a população de rua de Ribeirão Preto, com base na redução de danos, promoção à saúde, educação e prevenção de doenças, além de contar com as parcerias da Secretaria Municipal da Saúde, de Assistência Social, e Organizações Não Governamentais (ONGs).
O Pontes também realiza ações intersetoriais, desenvolvendo com atividades que envolvem violência de gênero sofridas nas ruas e o combate da extrema pobreza. Os estudantes dos cursos do campus, tais como FMRP, EERP, e da FORP prestam assistência a saúde para essas pessoas em situação de rua, supervisionados por docentes e profissionais da saúde voluntários.