Voluntários devem ser do sexo masculino, ter entre 20 e 40 anos e serem portadores de obesidade grau I
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP precisam de voluntários do sexo masculino para estudo sobre a Avaliação da deposição de gordura intra-renal em pacientes com obesidade grau l através da técnica de Espectroscopia de Prótons por Ressonância Magnética Nuclear (1H-RMN) e complicações renais associadas.
Os voluntários devem ter entre 20 e 40 anos e serem portadores de obesidade grau I, ou seja, com o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,4 kg/m2. Os participantes serão submetidos a exames de sangue, urina, densitometria óssea para avaliação da composição corporal, RNM de abdome sem contraste, para avaliar a deposição de gordura nos rins, e uma avaliação cardiovascular não invasiva.
O estudo é da doutoranda Giovana Azevedo, orientada pelo professor Francisco José Albuquerque de Paula e visa comparar a quantidade de deposição de gordura nos rins entre pacientes com peso normal e pacientes acima do peso. Além disso, avaliar possíveis consequências decorrentes desse depósito de gordura, como a piora da função renal, perda de proteína na urina e alteração da microcirculação.
Os interessados devem entrar pelo e-mail: gi.dgazevedo@usp.br
Texto: Arthur Santos, estagiário sob supervisão Dr. Fisiologia
Assessoria de Comunicação da FMRP-USP