No momento, você está visualizando Curioso por Ciência #54: Como a “Chromobacterium violaceum” equilibra o ferro e sobrevive em ambientes extremos
Imagem: Jornal da USP

Curioso por Ciência #54: Como a “Chromobacterium violaceum” equilibra o ferro e sobrevive em ambientes extremos

Pesquisa avaliou como as bactérias regulam o ferro para garantir sua sobrevivência

O ferro é essencial para a vida, mas seu excesso pode ser tóxico. Até as bactérias precisam de cuidado regular com esse elemento para garantir sua sobrevivência. No episódio desta semana do Curioso por Ciência, Eduardo Nazaré apresenta uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP sobre os mecanismos de controle de ferro na Chromobacterium violaceum, bactéria encontrada na natureza e que, em casos raros , pode causar infecções em humanos.

Os pesquisadores analisaram uma biblioteca com 10 mil mutantes de transposição e identificaram sistemas regulatórios que ajudam uma bactéria a equilibrar o ferro. Um dos destaques foi o sistema VitR , que controla a produção de sideróforos – substância que capta ferro do ambiente. Esse mecanismo também influenciou a formação de biofilmes e a produção de violaceína, composto com propriedades antimicrobianas.

Além disso, o estudo revelou como a Chromobacterium violaceum se protege contra o excesso de ferro, utilizando proteínas que regulam a ativação de genes em momentos específicos, ajudando a bactéria a sobreviver em diferentes condições ambientais.

A pesquisa Caracterização de novos mecanismos regulatórios e de resistência ao ferro em Chromobacterium violaceum é de Bianca Bontempi Batista em sua tese de doutorado, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da FMRP, com orientação do professor José Freire da Silva Neto.

Clique aqui para ouvir o episódio completo.

Curioso por Ciência é uma coprodução entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, startup Dr. Fisiologia e Rádio USP Ribeirão Preto e São Paulo. Vai ao ar toda segunda-feira, no Jornal da USP no Ar na Rádio USP em São Paulo, 93,7 MHz, a partir das 7h30, e no Jornal da USP no Ar – Edição Regional na Rádio USP Ribeirão Preto, 107,9 MHz, a partir das 12h. Estará disponível na home de Ribeirão Preto do Jornal da USP, basta navegar em ribeirao.usp.br.