No momento, você está visualizando Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto precisa de voluntários para estudo sobre dor lombar crônica
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto precisa de voluntários para estudo sobre dor lombar crônica

Podem se inscrever aqueles com idade entre 30 e 59 anos e que tenham dor lombar há no mínimo três meses

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para pesquisa sobre dor lombar crônica. O estudo, intitulado Efeitos da adição da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) durante um programa de caminhada para indivíduos com dor lombar crônica: ensaio clínico randomizado cego, será em duas etapas.

A primeira delas é o preenchimento de um questionário on-line, disponível neste link. Se estiver de acordo com os critérios de participação, o interessado será contatado para agendamento de avaliação e do início do tratamento. O tratamento é baseado em caminhadas na esteira, associadas a uma corrente analgésica, com duração de cinco semanas, duas vezes por semana. A pesquisa é realizada no Laboratório de Recursos Fisioterapêuticos da FMRP.

Para participar da pesquisa é necessário ter entre 30 e 59 anos, ter dor lombar igual ou superior a três meses e não praticar nenhum tipo de exercício físico. Grávidas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabete e hipertensão, indivíduos com histórico de fratura ou procedimento cirúrgico na coluna lombar e que tenham índice de massa corporal (IMC) superior a 30 não podem participar do estudo.

Mais informações pelo telefone (16) 99107-8174.


Texto: Jornal da USP.