No momento, você está visualizando Alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto são selecionados para participar de Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva
Da esquerda para a direita: Gabriel Faustino Almondes Tavares, Guilherme Mayrink Teixeira, Gabriel Silva Rio Lima Costa, Maria Auxiliadora Martins, Estela Oliveira de Souza, Pedro Henrique Martins Rêgo, Mayara Souza Ribas Castor - Foto: arquivo pessoal

Alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto são selecionados para participar de Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

Os pesquisadores apresentaram trabalhos científicos com diferentes temas relacionados a medicina intensiva

Alunos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP tiveram trabalhos aprovados e participaram do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), realizado entre os dias 14 e 16 em São Paulo. Os estudos abrangeram áreas como sepse, epidemiologia, pediatria e neurointensivismo.

O CBMI é o principal evento de destaque para profissionais de cuidados intensivos no Brasil, promovendo atualização científica, novas tecnologias e aprimoramento de práticas clínicas. A edição contou com mais de 300 palestras e conferências, abordando cerca de 700 temas científicos, com a presença de especialistas nacionais e internacionais. O evento também debateu gestão de processos e recursos para garantir a segurança de pacientes em estados críticos.

Durante o congresso, foram apresentados pelos alunos da FMRP, os seguintes trabalhos:

Estudo prospectivo, randomizado e controlado sobre os efeitos hemodinâmicos e metabólicos do azul de metileno no choque séptico.

Um dos trabalhos destacados foi o estudo sobre os efeitos hemodinâmicos e metabólicos do azul de metileno no choque séptico. O estudo investigou se o uso de azul de metileno (MB) na fase inicial do choque séptico reduz o uso de vasopressores — medicamentos que fazem a pressão sanguínea aumentar — em comparação ao tratamento convencional. Os resultados indicaram que o MB, combinado ao tratamento padrão, diminuiu precocemente a necessidade de vasopressores. Leia o trabalho completo aqui.

Sucesso terapêutico com Ceftazidima+Avibactam e Aztreonam em sepse de foco urinário por Klebsiella pneumoniae NDM+ e KPC+ em paciente adulto no CTI

Outro destaque foi o trabalho sobre o uso de Ceftazidima + Avibactam e Aztreonam no tratamento de sepse causada por Klebsiella pneumoniae resistente. A pesquisa analisou um caso clínico e mostrou que a abordagem terapêutica foi eficaz, enfatizando a importância de novas estratégias no combate à resistência bacteriana. Leia o trabalho completo aqui.

Fatores associados à ocorrência de infecções relacionadas à assistência à saúde em pacientes críticos na pandemia da COVID-19

Estudo sobre infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) durante a pandemia de COVID-19 avaliou fatores associados ao uso de dispositivos invasivos em pacientes críticos. Entre os 458 pacientes analisados, dispositivos como cateter venoso central e sonda vesical de demora foram associados ao aumento de IRAS. Leia o trabalho completo aqui.

Associações entre estratégias de proteção da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e comportamentos de estresse e autorregulação de recém-nascidos pré-termo

Na área de pediatria, pesquisa sobre estratégias de proteção na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) avaliou 98 recém-nascidos prematuros. O estudo concluiu que essas estratégias atuaram como mecanismos de proteção contra o estresse, promovendo autorregulação dos recém-nascidos. Leia o trabalho completo aqui.

Riscos do uso de Flumazenil

O trabalho sobre um caso de status epilepticus fatal após o uso de Flumazenil destacou os riscos dessa medicação em situações específicas. O estudo analisou o caso de uma paciente de 27 anos e alertou intensivistas sobre a possibilidade de crises convulsivas desencadeadas pelo medicamento. Leia o trabalho completo aqui.

Autoria e orientação

Os trabalhos foram orientados pela professora Maria Auxiliadora Martins e contaram com a colaboração dos pesquisadores: Pedro Henrique Martins Rêgo, Gustavo Henrique Martins Reis, Bruno Henrique Bressan da Costa, Guilherme Mayrink Teixeira, Marcello Fialho Guimarães, Lucas Vieira Faria Machado, Mayra Gonçalves Menegueti, Vitória Guimarães de Souza, Bianca Basso Rustiguelli da Silva, Tchaila de Almeida Correa, Gabriel Silva Rio Lima Costa, Gabriel Faustino Almondes Tavares, Cícero José Silva Souto, Gilberto Gamberto Gaspar, Estela Oliveira de Souza, Caio Alves de Lima, Cláudio Mariano da Silva, Paulo Henrique Fernandes Pereira, Natali Gregório da Silva, Fábio Luis da Silva, Joaquim Pedro Brito de Sousa, Ismael Artur Costa Rocha, Leandro Moreira Peres e Olindo Assis Filho.