No momento, você está visualizando Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências
Foto: divulgação FMRP

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto é eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências

O docente Fausto Almeida do Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP agora faz parte de uma das mais prestigiosas instituições científicas do mundo

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP celebra o reconhecimento do Professor Fausto Almeida, eleito como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para a área de Ciências Biomédicas. Essa é uma categoria destinada a pessoas com até 40 anos, com mandatos de 5 anos.

A eleição, que representa um reconhecimento ao trabalho acadêmico e científico desenvolvido ao longo de sua carreira, destaca a contribuição do professor para o avanço do conhecimento em sua área de atuação, bem como seu compromisso com a educação e o desenvolvimento do pensamento crítico no Brasil.

Almeida tem se destacado especialmente em infecções fúngicas. Ao longo de sua carreira, realizou importantes descobertas e ajudou a entender mecanismos envolvidos na relação patógeno hospedeiro, com impacto no meio acadêmico e contribuindo para o avanço do entendimento de como ocorre os processos de infecções causadas por fungos. 

Com trabalhos publicados em revistas científicas de alto impacto e reconhecido por pares e instituições internacionais. Recentemente, o docente, foi apontado por um estudo da Universidade de Stanford como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. Este estudo de Stanford avaliou o impacto dos pesquisadores em diversas áreas do conhecimento e listou cientistas de destaque no mundo de acordo com suas áreas de pesquisa. 

“Receber essa distinção da Academia Brasileira de Ciências é uma grande honra e um reconhecimento do esforço coletivo de todos que trabalharam ao meu lado ao longo dos anos”. “Esse é um momento de celebração, mas também de responsabilidade. A ciência e a educação são pilares fundamentais para o futuro do Brasil, e espero continuar contribuindo para o avanço do conhecimento e para a formação de novas gerações de cientistas”, declarou o professor Almeida.

Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências é uma entidade independente que reúne os mais destacados cientistas brasileiros e estrangeiros que atuam no país. O objetivo da instituição é promover e divulgar a ciência, a tecnologia e a inovação, além de contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas no conhecimento científico. Ser eleito para a ABC é um marco importante na trajetória de qualquer pesquisador, simbolizando o reconhecimento de sua excelência em suas áreas de pesquisa e o impacto de seu trabalho na sociedade.

A eleição de Membros para a ABC reforça a importância da ciência no desenvolvimento da sociedade e é um estímulo para que outros pesquisadores sigam o exemplo de excelência e dedicação. A ABC, por sua vez, ganha um novo membro que certamente enriquecerá ainda mais as discussões científicas e as iniciativas voltadas para o avanço do país no campo da ciência e tecnologia.

Com essa nomeação, o professor junta-se a uma lista de ilustres cientistas que, ao longo dos anos, têm se dedicado a promover o conhecimento, a inovação e o progresso em suas respectivas áreas, sempre com a missão de transformar a realidade social e cultural do Brasil e do mundo.


Texto: Eduardo Nazaré

Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP