Fabiana Corsi Zuelli, doutora em Neurologia e Neurociências, é reconhecida por suas contribuições científicas e humanitárias, sendo destaque internacional por suas pesquisas sobre psicoses
A pesquisadora Fabiana Corsi Zuelli, doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, pelo programa de neurociências, sob orientação da professora Cristina Marta Del-Ben, foi agraciada com o USERN Prize 2024 na categoria Ciências Médicas. A premiação, que reconhece cientistas de início de carreira com impacto global, fez de Fabiana a primeira brasileira a receber essa distinção, atribuída por um conselho composto por mais de 600 cientistas do top 1% global, incluindo laureados com Prêmios Nobel e Abel.
Realizado anualmente no Dia Global da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, em 10 de novembro, o USERN Prize celebra cientistas com menos de 40 anos que atuam em cinco grandes áreas: Ciências Formais, Físico-Químicas, Biológicas, Médicas e Sociais. Em 2024, o prêmio recebeu mais de 90 mil indicações, das quais apenas 249 chegaram à etapa final. Fabiana foi premiada por suas pesquisas sobre os mecanismos imunológicos nas psicoses, com potencial para intervenções terapêuticas personalizadas.
“Há evidências genéticas e epidemiológicas que mostram um perfil inflamatório de baixo grau em pacientes no primeiro episódio psicótico. Nossos estudos identificaram que esse perfil está associado a sintomas psiquiátricos, como redução de prazer e motivação”, explicou Fabiana. Ela destacou que os próximos passos envolvem estudos de imunofenotipagem celular para identificar novos alvos terapêuticos.

Durante sua formação, Fabiana conduziu pesquisas de mestrado e doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Cristina Marta Del-Ben, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Seu trabalho integra o consórcio europeu EUGEI, que investiga interações entre genes e ambiente em transtornos psicóticos. Entre os achados, Fabiana explorou a relação entre mediadores inflamatórios e fatores de risco como traumas na infância e consumo de cannabis.
Fabiana também colaborou em um ensaio clínico no Reino Unido, financiado pela UK Research and Innovation, que avalia o uso do anticorpo monoclonal tocilizumabe como terapia adjuvante em pacientes com psicose de início recente e inflamação de baixo grau. Em 2025, ela iniciará um pós-doutorado na Universidade de Oxford, investigando mecanismos celulares imunológicos relacionados às psicoses.
A carreira de Fabiana é marcada por diversas premiações internacionais, incluindo reconhecimentos da Schizophrenia International Research Society, Society for Biological Psychiatry e World Federation of Societies of Biological Psychiatry. Em maio de 2024, ela foi agraciada com o Elsevier Award pela Psychoneuroimmunology Research Society.
No próximo ano, o USERN Congress será realizado em São Paulo, com a USP como anfitriã. Fabiana recebeu, durante a cerimônia de premiação, o símbolo oficial representando o evento de 2025, reforçando o protagonismo brasileiro na ciência global.
Texto: Eduardo Nazaré
Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP-USP