No momento, você está visualizando Projeto sobre atendimento de demandas informacionais à pacientes e seus familiares participa de Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
Foto: rawpixel.com/freepik

Projeto sobre atendimento de demandas informacionais à pacientes e seus familiares participa de Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

O trabalho de iniciação científica foi desenvolvido por graduando da FMRP

O estudante Matheus Alves Pereira, do 3º ano do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, participou do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS) 2024, realizado de 8 a 11 de outubro em Belo Horizonte, organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

O trabalho “Atendendo demandas informacionais de pacientes diabéticos e seus familiares na era digital”, relatou os resultados alcançados pelo Centro Brasileiro de Referência em Informação em Saúde (CBRIS), no atendimento de questionamentos de pacientes diabéticos e seus familiares.

Orientado pela professora Maria Cristiane Barbosa Galvão do Departamento de Medicina Social da FMRP, o projeto de iniciação é relacionado ao atendimento das necessidades informacionais da população por meio de tecnologias digitais e básicas. Atualmente, por meio do Centro Brasileiro de Referência em Informação em Saúde, idealizado pela professora, já foram atendidas mais de 860 mil pessoas do Brasil e do mundo para responder dúvidas sobre saúde com informações confiáveis.

Segundo Pereira, além de compartilhar o conhecimento com profissionais, professores e secretários da saúde, a participação no CBIS, contribuiu com a ampliação da visão sobre as possibilidades de atuação como médico formado, que se estendem além da assistência direta ao paciente, ademais, a presença no congresso permitiu ao graduando a oportunidade de conhecer novas tecnologias em saúde, incluindo sistemas de informação especializados, dispositivos vestíveis e outras ferramentas tecnológicas que estão sendo desenvolvidas ou já estão disponíveis.

Por fim, o graduando avaliou que, devido à presença de entidades públicas, como o Ministério da Saúde, secretarias de saúde e universidades, que estavam presente divulgando iniciativas de saúde digital, a participação no evento o permitiu maior conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Pública.

Para Cristiane Galvão, o envolvimento dos alunos do campo da saúde nas inovações e no trabalho em equipe é fundamental. Assim, entende que a participação de Pereira, em um evento do campo da Informática Biomédica traz possibilidades de formação interprofissional e colaborativa, necessária para a resolução dos problemas complexos da sociedade no século XXI.

A participação no evento contou com o apoio do Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA).