Em cerimônia on-line, os novos gestores destacam os projetos e desafios da nova chefia
Em cerimônia virtual realizada em 1º de novembro, o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP deu posse a seus novos chefes. O professor Antônio Pazin Filho deu continuidade a em mais um mandato no cargo de chefe do departamento, enquanto o professor Élcio dos Santos Oliveira Vianna foi empossado como vice-chefe. A cerimônia foi conduzida pelo Diretor da FMRP, Jorge Elias Júnior, e contou com a presença da vice-diretora Marisa Márcia Mussi, docentes, colaboradores da Instituição.
Durante o evento, o Diretor destacou a importância histórica do Departamento de Clínica Médica, um dos pilares fundadores da faculdade, enfatizando o papel essencial do departamento, que ao longo das décadas foi responsável pela formação acadêmica e prática de diversas áreas, como Hematologia e Oncologia, e pela liderança em projetos de inovação e pesquisa clínica. Ele também reforçou a continuidade de apoio da diretoria à gestão do novo corpo de chefia.
O professor Antônio Pasin Filho, em seu discurso, expressou gratidão pela confiança e apoio recebidos ao longo dos anos e destacou o compromisso com a excelência na formação e assistência clínica. Ele enfatizou a relevância de fortalecer a interação entre as áreas clínicas e básicas para promover avanços em pesquisa e ensino.
O professor Élcio dos Santos Oliveira Viana, vice-chefe empossado, mencionou a relevância de sua experiência anterior na coordenação de programas de pós-graduação e destacou o compromisso em dar continuidade ao trabalho do departamento. Ele ressaltou que a nova gestão focará em iniciativas integrativas, alinhadas aos desafios contemporâneos, como as atualizações curriculares e as demandas da sociedade por pesquisas de impacto.
A cerimônia contou com depoimentos de professores e representantes de outros departamentos da FMRP, que parabenizaram a nova chefia e destacaram a importância do Departamento de Clínica Médica como um centro de excelência. Por fim, os presentes reiteraram o compromisso com a missão da FMRP em oferecer uma formação de qualidade e avançar nas fronteiras da ciência médica.
Eduardo Nazaré
Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP-USP