Evento reuniu 680 congressistas para discutir avanços e práticas na área médica, promovendo integração entre estudantes e profissionais de saúde
A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizou, entre os dias 25 e 27 de outubro, a 25ª edição do Congresso Médico Acadêmico (COMA). Organizado por estudantes do Departamento Científico do Centro Acadêmico Rocha Lima, com a tutoria da professora Carolina Sales Vieira Macedo do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, o evento contou com a participação de 680 congressistas e promoveu atividades de atualização e discussão em diversas áreas da medicina.
A abertura contou com uma cerimônia e uma palestra sobre a evolução da cirurgia, intitulada “Da Arte do Bisturi à Sofisticação Robótica: Decifrando a Complexidade da Evolução Cirúrgica”, que reuniu 300 participantes. Nos dias seguintes, foram oferecidos cursos e workshops em áreas como cirurgia torácica, neurocirurgia e medicina do sono, além de oficinas de práticas avançadas e simulações clínicas. Muitas das atividades aconteceram simultaneamente, ampliando as opções para os participantes.

Durante o congresso, foi realizada a 30ª edição do Prêmio Rocha Lima, que reconhece os melhores trabalhos científicos apresentados no evento, com o apoio da Diretoria da FMRP. O prêmio foi concedido ao aluno do 6º ano, Eduardo Pavarino, pelo trabalho IncRNA RMEL3: seu papel na manutenção e progressão de células de melanoma agressivo segundo análises computacionais. Para participar da premiação os congressistas passaram por uma sessão de pôsteres e apresentações orais, e o vencedor recebeu um valor de R$ 2.000,00.
O Congresso Médico Acadêmico da FMRP faz parte da agenda acadêmica da faculdade e busca proporcionar um espaço de aprendizagem e troca de experiências entre estudantes e profissionais da saúde.
Eduardo Nazaré
Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP-USP