No momento, você está visualizando Professora Margaret de Castro é laureada com principal prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Professora Margaret de Castro é laureada com principal prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Docente da FMRP recebeu o Prêmio Luiz César Póvoa durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) celebra o reconhecimento da professora Margaret de Castro, homenageada com o Prêmio Luiz César Póvoa, o maior prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). A premiação aconteceu durante o 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM), realizado entre os dias 11 e 15 de outubro de 2024, em Recife.

O Prêmio Luiz César Póvoa é concedido a endocrinologistas que se destacam por suas contribuições em amplo espectro de atividades, incluindo prática clínica, pesquisa, ensino, publicação científica, formação profissional e liderança em Endocrinologia em Metabologia. A professora Margaret foi escolhida pela relevância de seus estudos sobre glicocorticoides, síndrome de Cushing e tumores neuroendócrinos, pelo seu papel no desenvolvimento acadêmico e na formação de novos especialistas em endocrinologia, pelo seu envolvimento institucional amplo, tendo atuado ou atuando em comitês de assessoramento no CNPq, FAPESP e FUVEST, entre outros.

Margaret construiu uma carreira sólida e respeitada, com vasta experiência nas áreas de Fisiologia, Endocrinologia Clínica e Biologia Molecular. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1982), com residência em clínica médica e em endocrinologia no HCFMRP-USP, realizou mestrado (1988) e doutorado (1992) pela FMRP, além de um pós-doutoramento no National Institute of Health (NIH), em Bethesda, Estados Unidos, entre 1994 e 1996. Ao longo dos anos, sua pesquisa se concentrou na regulação do eixo hipotálamo-hipófise e adrenal, resistência aos glicocorticoides e na patogênese molecular de tumores neuroendócrinos, como os adenomas hipofisários e o craniofaringioma.

Na SBEM, Margaret desempenhou papéis importantes, participando da Comissão Executiva do CBEM 2022, em São Paulo, e da organização do CBAEM em 2011, além de contribuir como palestrante em vários congressos. Atualmente está envolvida na comissão do exame do título de especialista em endocrinologia e metabologia. Sua dedicação ao estudo e sua capacidade de formar novos profissionais fazem dela uma referência.

Além de sua atuação na pesquisa, Margaret também teve papel relevante na gestão acadêmica e hospitalar. Ela foi Diretora da FMRP de 2016 a 2020, a primeira mulher eleita para este cargo em 65 anos da instituição, período em que também presidiu o Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da FMRP e o Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Assistência (Faepa). Mesmo com essas responsabilidades, a professora continua a supervisionar o atendimento de pacientes no HCFMRP-USP e a orientar projetos de pesquisa, supervisionando alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

A cerimônia de entrega do prêmio, que pode ser vista na íntegra neste link, foi presidida pelo presidente da SBEM, Dr. Paulo Augusto Miranda e apresentada pelo Prof. Sonir R. Antonini da FMRP-USP. Nesta apresentação, que emocionou a plateia, o Prof. Sonir revisitou as origens familiares e estudantis da Profa. Margaret, contando toda sua trajetória de vida e profissional, fundamentando com dados e fatos as razões da laureada receber o Prêmio Luiz César Póvoa.

A homenagem reflete o impacto que a professora Margaret tem tanto no meio acadêmico quanto na prática clínica, sendo amplamente reconhecida por pacientes, colegas de profissão e pesquisadores.


Texto: Eduardo Nazaré

Dr. Fisiologia – Assessoria de Comunicação da FMRP