O teste do pezinho é capaz de realizar a triagem de doenças ainda nos primeiros dias de vida
Por: Prof. Dr. Pérsio Roxo Júnior
O teste de triagem neonatal (TTN), também conhecido como “teste do pezinho”, é um exame obrigatório realizado nos primeiros dias de vida do bebê, geralmente entre o 3º e 5º dia após o nascimento. Esse teste é fundamental para detectar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem não apresentar sintomas nos primeiros dias, mas que podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde da criança se não forem tratadas adequadamente.
O conjunto de doenças rastreadas pode variar conforme o país ou o estado. No Brasil, por exemplo, o teste básico verifica as seguintes doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita.
Além dessas, existem versões ampliadas do teste que podem detectar um número maior de doenças, como as imunodeficiências congênitas, especialmente a imunodeficiência combinada severa (SCID) e agamaglobulinemias.
O TTN para SCID foi o primeiro programa nacional de triagem neonatal para uma imunodeficiência, implantado pela primeira vez no estado de Wisconsin (EUA) em 2008. Em 2013, as agamaglobulinemias foram incorporadas à triagem neonatal nos EUA e alguns países europeus. A partir de 2018, tanto a SCID como as agamaglobulinemias foram incorporadas ao programa de triagem neonatal nos 50 estados americanos.
Atualmente o TTN para imunodeficiências é rotineiramente realizado em menos de 10 países no mundo. Em alguns países europeus, asiáticos e sul-americanos, bem como no México, o NBS é realizado apenas como um projeto piloto em centros regionais. No Brasil, o TTN para imunodeficiências tem sido rotineiramente realizado na cidade de São Paulo desde 2020, no Distrito Federal desde 2023 e no estado de Minas Gerais desde fevereiro de 2024.
A detecção precoce dessas doenças permite iniciar o tratamento rapidamente, evitando complicações graves e promovendo melhor qualidade de vida para a criança.
Setembro é o mês de conscientização sobre triagem neonatal. A cada ano celebramos com orgulho nossa missão de diagnóstico precoce possível e defendemos o TTN para imunodeficiências em escala global. A Divisão de Imunologia e Alergia Pediátrica da FMRP, recentemente acreditada como Centro de Excelência Internacional pela WAO (World Allergy Organization), tem participado ativamente de campanhas educativas e eventos científicos em prol do TTN para imunodeficiências.
Através deste teste, milhares de vidas foram salvas e inúmeras famílias poupadas de dores inimagináveis. Vamos continuar defendendo a implementação do TTN para imunodeficiências em todo o Brasil e apoiar esses sonhos corajosos. Juntos, podemos fazer a diferença!