No momento, você está visualizando Simpósio Internacional sobre Oncologia Translacional
Foto: freepik

Simpósio Internacional sobre Oncologia Translacional

Evento reuniu pesquisadores de renome nacional e internacional, que desenvolvem iniciativas nas diversas áreas da oncologia

Pesquisa sobre as células NK CAR acaba de ganhar mais um prêmio em evento nacional. Dessa vez foi com a pesquisadora Mariane Cariati Tirapelle que recebeu o prêmio de Melhor Apresentação Oral no nono International Symposium on Translation Oncology, promovido pelo Hospital de Amor de Barretos, nos dias 13 e 14/9. 

Em agosto, outra pesquisa com as células NK CAR do Hemocentro de Ribeirão Preto conquistou a 15ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, na categoria Inovação Tecnológica em Oncologia. 

Mariane é doutoranda no programa de pós-graduação em Oncologia Clínica, Células-Tronco e Terapia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e atua no Laboratório de Biotecnologia do Centro de Terapia Celular (CTC), no Hemocentro de Ribeirão Preto.

O trabalho apresentado no Simpósio Internacional Avaliação da eficácia terapêutica de células NK CAR anti-GD2 com expressão de GITRL em modelos in vitro e in vivo de tumores de origem neuroectodermal, foi orientado pela professora Virgínia Picanço e Castro e a pesquisa está vinculada ao Núcleo de Terapia Celular (NuTeC), apoiado pela Fapesp.

As células CAR-NK têm mostrado importantes respostas antitumorais, no entanto, são necessárias melhorias no desenvolvimento para um resultado permanente, segundo a pesquisadora. A proposta nesse estudo é a utilização de um CAR de 4ª geração (armored CAR-NK) para potencializar a terapia celular, com o objetivo de proporcionar uma abordagem mais segura e com menos efeitos adversos no tratamento do câncer.

Para saber mais sobre o estudo acesse o vídeo da pesquisadora neste link


Texto: Arthur Santos, estagiário sob supervisão Dr. Fisiologia
Assessoria de Comunicação da FMRP-USP